Vacinação contra a gripe A provoca queda no número de doadores de sangue em Juiz de Fora

Por

Quarta-feira, 7 de abril de 2010, atualizada às 18h50

Vacinação contra a gripe A provoca queda no número de doadores de sangue em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

Com a campanha de vacinação contra a gripe A direcionada a jovens entre 20 e 29 anos em vigor até o dia 23 de abril, o número de doações de sangue no Hemocentro de Juiz de Fora caiu consideravelmente desde o início da imunização, no último dia 5. A indicação é que, após a aplicação da vacina, as pessoas aguardem quatro semanas para realizar o ato.

De acordo com a integrante da equipe de Captação de Doadores de Sangue e Medula Óssea, Rosani Martins, pessoas entre 18 e 29 representam 55% do total de doadores. "Se focarmos no público da campanha, jovens entre 20 e 29 anos, teremos 49% do total de doações."

Ela explica que o alto número de jovens se deve ao projeto Doador do Futuro, desenvolvido pelo Hemocentro, e ao Trote Solidário. "É importante que as pessoas venham doar antes de se vacinarem. Sugiro até que os jovens se organizem em grupos, fazendo um rodízio para efetuar a doação. Assim teremos um controle de entrada dos tipos sanguíneos, sem que haja lacuna durante o período de vacinação." Rosani lembra que o frio também é outro fator que faz com que as pessoas deixam de doar sangue. "A probabilidade de resfriados e doenças respiratórias acaba atrapalhando."

Por que não doar?

Ao receber a dose da vacina, a pessoa recebe o vírus atenuado da gripe A, para que o organismo crie anticorpos e desenvolva defesas imunológicas. Assim, ao doar sangue após a vacinação, existe o risco de que o exame do sangue dê um resultado falso positivo. "Com isso, haveria um transtorno para o doador porque ele teria que passar por um segundo exame, além da possibilidade de um susto, já que seria feito um contato relatando um possível problema. Além disso, a bolsa teria que ser descartada", explica Rosani. "As quatro semanas são uma forma de dar segurança ao doador e ao paciente."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes