Juiz de Fora - MG

Quinta-feira, 27 de outubro de 2016, atualizada às 15h48

587 municípios terão ligações interurbanas mais baratas

Da redação

A partir do próximo domingo, 30 de outubro, o custo das ligações interurbanas de telefones fixos será reduzido em cerca de 60% em 587 cidades brasileiras. A partir do agrupamento de municípios vizinhos nas chamadas áreas locais, a medida prevê que as ligações interurbanas nesses locais seja tarifada como ligação local. A alteração faz parte de uma resolução publicada em 3 de maio deste ano pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que previa prazo de 180 dias para entrar em vigor.

A economia real dependerá do plano de serviço contratado pelo assinante. A estimativa de 60% tem como base os planos básicos oferecidos pelas operadoras, com valor de R$0,08 do minuto local e a média de R$0,20 pelo minuto de longa distância nacional. Segundo dados da Anatel de junho deste ano, 25,30% dos assinantes da Oi, 9,64% da Telefônica, 8,60% da CTBC Telecom e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.

A nova tarifa se aplicará a 281 municípios da Região Sul, 199 do Nordeste, 69 do Sudeste, e 38 da Região Norte. Em Minas Gerais, serão contempladas pela mudança quatro áreas locais – Belo Horizonte, Ipatinga, Unaí e Barbacena –, totalizando 43 municípios mineiros.

Confira aqui a relação de todos os municípios onde a alteração será realizada.

Com informações da Anatel

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.