Corrigindo falhas de maneira eficaz

Por

F?bio Acauhi 20/11/07

Corrigindo falhas de maneira eficaz

Atualmente, relacionar-se ? uma tarefa ?rdua. O estresse do dia-a-dia, a agita??o, o corre-corre dificultam ainda mais o relacionamento, principalmente, no meio corporativo.

Vemos l?deres de equipes com graves dificuldades de liderar e se relacionar com seus comandados pelo simples fato de serem manuais de normas e procedimentos ambulantes. A falha, o erro, o equ?voco, ou seja l? como quiser nomear, ? comum do ser humano. Somos complexos e perfeitos em nossa ess?ncia como cria??o divina, por?m, imperfeitos como seres humanos. Apesar do ato de errar ser comum entre n?s humanos, ele deve ser repelido de todas as ?reas de nossas vidas.

N?s, na qualidades de gestores, devemos saber que a regra de ouro ?: t?o importante quanto corrigir erros ? ajudar o profissional a pensar.

O problema est? justamente no fato de que, na atualidade, os gestores s?o um manual de condutas repleto de regras de "pode/n?o pode" para criticar comportamentos errados. A chave de uma boa lideran?a est? em fazer seus comandados refletirem sobre a falha.

Chamar o profissional para a sala da ger?ncia para aplicar serm?es e li?es de moral, al?m de n?o dar resultados, contribui ainda mais para o desgaste do relacionamento.

Chegar? um ponto em que as informa?es passadas para o seus subordinados n?o v?o surtir o efeito desejado. Possivelmente eles j? ter?o id?ia do que voc? vai falar e v?o se armar contra tudo o que for falado, n?o gerando um momento de aprendizado profissional e melhoria cont?nua, mesmo porque esse processo ? gradativo e, na maiorias das vezes, inconsciente.

Ao cometer uma falha na empresa o profissional espera que ir? responder sobre aquele erro. Nesse momento, se o que voc? falar n?o impactar emocionalmente a pessoa, n?o ir? gerar resultados de melhoria e crescimento, e sim sofrimento. A psicologia da aprendizagem nos ensina que quanto mais emo??o melhor o aprendizado.

Sem ajudar as pessoas a pensar e criar novas id?ias elas cometer?o sempre os mesmos erros. Verdadeiros l?deres sabem que o maior patrim?nio que podem ter para liderar ? saber como funciona a mente humana e tratar n?o s? seus comandados, mas todas as pessoas em geral no campo da emo??o.

De nada adianta contratar supervisores com curso superior em RH, com MBA entre tantas outras gradua?es se esse profissional n?o tem habilidade de surpreender seus comandados ensinando-os a pensar em cima de seus erros. Ao inv?s de dizer que seu funcion?rio est? errado, diga: "O que voc? acha que o seu erro pode gerar de desagrad?vel?". Perguntas deste tipo tocam no ?mago da pessoa e geram o verdadeiro arrependimento. Lembre-se que o incentivo e o elogio ajudam a criar uma personalidade pr?pria para a sua equipe.

Para finalizar, diria que um bom l?der conquista naturalmente a estima de seus colegas e todos perceber?o que voc? ? um grande chefe. Ao contr?rio, n?o adianta se imaginar grande pelos t?tulos que possui se n?o surpreender sua equipe com carinho sabendo dividir o desejo da real necessidade de cada um. Esse l?der ser? respeitado por sua posi??o na empresa, mas nunca pelo que ele ? realmente.

Sucesso e Boa$ Venda$


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
a vendas com o consultor F?bio Acauhi

F?bio Acauhi ? palestrante, consultor
e instrutor de vendas - autor do projeto Venda Eficiente
Atua h? 14 anos na ?rea de ensino com ?nfase em psicologia da aprendizagem