Frita, assada, cozida...
Receitas cl?ssicas e diferentes feitas com batatas

Ana Luisa Damasceno
27/11/03

Qual o seu legume preferido? Est? entre a minoria quem n?o respondeu "batata". Frita, assada, recheada, ela sempre est? na mesa dos brasileiros. E o que pouca gente sabe ? que a batata em si n?o ? muito cal?rica. O que atrapalha os que querem emagrecer s?o os modos de preparo: o tub?rculo sempre ? cozido com muito sal, molhos gordurosos ou em ?leo, o que o transforma numa verdadeira mina de calorias.

Fa?am as contas
Para a surpresa de muitos, as batatas s?o nutritivas e t?m baixas calorias. Se consumidas com casca podem ser fonte de carboidratos complexos e fibras, o que ? bom para o organismo. As batatas ainda possuem as vitaminas C e B6, pot?ssio e outros minerais, al?m de amido.

Nada mal para um alimento que ? acompanhamento para a maioria das refei?es dos brasileiros, e ainda est? na cl?ssica combina??o "arroz, feij?o, bife e batata-frita". O problema est? mesmo na fritura. O ?leo e a gordura de muitos molhos - que ficam uma del?cia se combinados com ela - fazem as calorias da batata triplicarem!

Uma batata de tamanho m?dio, assada ou cozida sem gordura, n?o tem mais que 500 calorias e at? 35g de gordura. S? para comparar: uma x?cara de pur? de batata tem 130 calorias, enquanto a mesma quantidade de batatas gratinadas tem 355 calorias.

As tradicionais batatinhas
A batata veio para o Brasil atrav?s da coloniza??o europ?ia. Mas ? origin?ria do continente americano. Os primeiros exemplares do vegetal s?o da regi?o dos Andes, na Am?rica do Sul onde hoje est? o Chile.

Na Europa o tub?rculo conquistou as mesas de ingleses, alem?es, holandeses e portugueses, que trouxeram mudas e cultivaram as primeiras planta?es de batata no Brasil.

Hoje a batata ? a terceira principal fonte de alimento da humanidade, ficando atr?s somente do arroz e do trigo. Ganha at? da soja, principal vedete da culin?ria nos dias atuais.

Para se dar bem na hora de cozinhar a batata, fique de olho nestas dicas:

Ao preparar a batata, procure conservar a casca, para manter os nutrientes. Se tiver que descascar, deixe isso para perto da hora de servir. As batatas perdem a cor se ficarem muito tempo expostas ao ar sem casca. Mas, se n?o tiver jeito e voc? precisr descasca-las para depois preparar o prato, deixe as batatas em em ?gua com vinagre ou suco de lim?o.

Escolha batatas de casca lisa, de tamanho uniforme e firmes ? press?o dos dedos. N?o compre nem consuma batatas com cor esverdeada ou azulada. Isso indica uso de produtos qu?micos. N?o use tamb?m as que apresentam brotos ou casca enrugada.

Guarde as batatas em local seco e arejado e nunca na geladeira para n?o alterar a textura e o sabor. Batatas que ficam na geladeira tamb?m n?o servem para fritar. N?o deixe as batatas amontoadas: isso faz com que elas evenlhe?am mais rapidamente.

Compre somente a quantidade necess?ria para o consumo de uma a duas semanas, de modo a ter sempre produto fresco em casa.

Se voc? pretende espermer as batatas, n?o precisa descasca-las. A casca sempre fica retida no espremedor, podendo ser retirada depois que a batata for espremida.

Se a sua sopa ficou muito salgada, adicione peda?os de batatas cruas. Elas v?o absorver o excesso de sal enquanto s?o cozidas.

Veja a sele??o de receitas
tradicionais e diferentes - que t?m a batata como principal ingrediente:

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.