Gerson Guedes O artista pl?stico juizforano ? conhecido internacionalmente. As 36 exposi?es j? realizadas j? lhe renderam sete pr?mios

Marinella Souza
Colabora??o*
23/11/2007

Era uma vez um menino, que h? muito muito tempo trabalhava como engraxate. Nas horas vagas, o menino sentava em seu caixote e, curioso, observava a movimenta??o de pessoas e bondes pela rua. Tudo o que seus olhinhos captavam era colocado num peda?o de papel.

O tempo passou e, de menino curioso, Gerson Guedes se transformou em artista pl?stico renomado, com destaque regional e internacional. O artista conta que suas influ?ncias sempre foram a cidade e a Zona da Mata. "Passei grande parte da minha inf?ncia em Santo Ant?nio do Chiador e minhas refer?ncias v?m todas do cotidiano do interior de Minas", conta.

Embora tenha se formado em Desenho Pl?stico - curso j? extinto na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - seu talento vem de ber?o. "Eu nunca estudei pintura e sempre desenhei. Sou autoditada", revela. Tanto isso ? verdade que, aos 13 anos, Gerson j? trabalhava como desenhista profissional.

Toda essa paix?o pela arte e pelo cotidiano interiorano do s?culo XX conferiram uma caracter?stica peculiar ? sua obra: a presen?a constante das linhas que, segundo ele mesmo, nasceram junto com seu desenho. O artista classifica seu estilo como "um cubismo disfar?ado", onde se encontra um h?brido de formas e linhas.

foto de quadro foto de quadro foto de quadro

Gerson sempre trabalha com temas bem definidos e desenvolve uma pintura narrativa, onde mostra muitas mensagens em um espa?o muito pequeno. Para solucionar essa delimita??o, o artista habilmente utiliza t?cnicas de reprodu??o que lhe permite misturar formas, sem comprometer o contexto que pretende retratar em suas telas.

Sua primeira exposi??o aconteceu em 1979, era uma mistura de instala?es e gravuras em que o artista buscou retratar os detalhes mineiros. ? essa obra, ele deu o nome de Peda?os de Minas" e, com ela, Gerson Guedes come?ou a mostrar peda?os de seu talento que hoje encantam multid?es em todo o mundo.

Cartas de Minas

Mas, a exposi??o que realmente o lan?ou para o cen?rio internacional e pela qual ele tem um carinho especial viria nove anos mais tarde. Trata-se de "Cartas de Minas", cujo mote principal foi as cartas que as pessoas esqueciam nas carro?as dos leiteiros. "Sempre achei a leitura das cartas muito interessantes. Nelas a gente pode ver o cotidiano, o folclore, a singeleza e a pureza do povo do interior", declara.

Em "Cartas de Minas", o autor utilizou esses relatos como pano de fundo para sua obra e pintou sobre um painel feito com as cartas. Seu objetivo sempre foi retratar Minas Gerais de uma forma peculiar para resgatar os valores perdidos pela modernidade e, para a sua alegria, essa postura sempre foi muito bem aceita pelo p?blico.

"Essa exposi??o me abriu muitas portas, ela rodou o pa?s por oito anos. Foram muitas cidades visitadas em Minas e fora daqui. Estivemos em S?o Paulo, Bras?lia Belo Horizonte, Uberl?ndia... depois dela, meu nome foi lan?ado no cen?rio art?stico nacional", conta o artista com orgulho.

O talento de Gerson Guedes ? reconhecido n?o s? pelo p?blico leigo como tamb?m por quem entende de arte. As 36 exposi?es j? realizadas pelo artista pl?stico juizforano lhe renderam sete pr?mios, muitas hist?rias e reconhecimento internacional.

foto de quadro foto de quadro foto de quadro

Entre os pr?mios est? o II Pr?mio Telemig - Guiatel, que fez sua arte entrar nos lares das fam?lias mineiras, atrav?s da capa da lista telef?nica. Em 1999/2000 uma tela sua coloriu a capa da Lista Telef?nica de Juiz de Fora e, no ano seguinte, foi a vez da Lista Telef?nica da Zona da Mata do Sul ser presenteada com uma mostra dessa profus?o de cores, formas e linhas.

Em 2001, Gerson Guedes fez uma exposi??o sobre a hist?ria do caf? para a qual ele realizou uma s?ria pesquisa hist?rica. Caf?: sua influ?ncia e import?ncia no processo hist?rico do Brasil foi t?o bem montada que rendeu frutos inesperados.

Uma importante marca de caf? comprou toda a obra e os direitos de imagem, percorreu o Brasil e as imagens dos quadros s?o utilizadas nas embalagens para exporta??o. "Esse neg?cio levou meu nome para o mundo, eles ajudaram a me divulgar no cen?rio internacional", comemora o artista.

Com essa divulga??o, Gerson Guedes j? levou seu trabalho para muitos pa?ses como Fran?a, Inglaterra e China. E, em junho de 2007, participou do XII Circuito Internacional de Arte Brasileira, que leva a arte e a cidade para outros pa?ses. Fui convidado por ser regionalista", explica o artista.

O engenheiro e professor, Humberto Chiaini, aprecia o trabalho do artista. "Gerson tem um trabalho ?nico, de um bom gosto encantador. Sempre que posso, acompanho seu trabalho", comenta.

Gerson Guedes faz, em m?dia, duas exposi?es por ano, uma em Juiz de Fora, outra fora da cidade. Sua mais recente exposi??o est? em cartaz no Cine-Theatro Central.

Halfeld - a rua, o parque

A obra que est? exposta no Cine-Theatro Central desde o dia 20 de novembro, busca retratar o centro da cidade e suas peculiaridades. Segundo o artista, o objetivo ? fazer com que as pessoas percebam a import?ncia social da rua e do parque.

"O que eu quero ? resgatar a relev?ncia do centro hist?rico da cidade. Com a modernidade, esses centros perderam seu valor e isso ? lament?vel", comenta Gerson Guedes.

Foto
da exposi??o

A exposi??o ficar? no local at? o dia 10 de dezembro e tem atra?do um p?blico bastante variado. Segundo a estagi?ria respons?vel pela visita??o do Cine-Theatro Central, S?nia Maria do Patroc?nio, as pessoas est?o recebendo a exposi??o de uma forma muito posiiva.

"Elas gostam muito do colorido e procuram identificar os personagens caracter?sticos da rua Halfeld, como o violeiro, por exemplo", diz.