Sexta-feira, 23 de maio de 2014, atualizada às 14h55

Vinte e três pessoas serão agraciadas com o Mérito Comendador Henrique Halfeld

Vinte e três pessoas com histórias ligadas à Juiz de Fora serão agraciadas com o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, uma das ações em comemoração ao aniversário de 164 anos da cidade, no próximo dia 31 de maio. A solenidade será realizada na sexta-feira 30, no Hotel Green Hill, localizado na avenida Deusdedit Salgado, no Salvaterra, às 19h30.

Os indicados a receber a comenda foram escolhidos por membros do Conselho do Mérito, que é competente para fixar as diretrizes para a concessão da homenagem. O conselho é constituído por representantes dos descendentes do engenheiro Henrique Guilherme Fernando Halfeld, da Prefeitura de Juiz de Fora, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), da Câmara Municipal, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

Confira os agraciados por sua atuação em benefício da comunidade que irão receber o mérito em 2014:

Alberto Carlos de Freitas Ramos - Empresário da área imobiliária e de investimentos. Conselheiro e Investidor da empresa Quiral Pharma (Unidade Juiz de Fora). É Diretor da Fundação Hilton Rocha, referência mundial em oftalmologia.

Custódio Antônio de Mattos – Atual Secretário-Geral do Governo de Minas Gerais e ex-prefeito de Juiz de Fora. Já foi deputado estadual e federal.

Denílson Clozato Alves - Bacharel em Direito. É o atual Presidente da Subseção de Juiz de Fora da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), onde anteriormente já ocupou o cargo de secretário-geral.

Divino Pereira de Brito - É coronel da Polícia Militar e atual Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Minas Gerais. Membro Efetivo da Academia de Letras "João Guimarães Rosa" da Polícia Militar de Minas Gerais.

Edson Renato Gonçalves Alvim - Natural de Juiz de Fora, é Diretor da Empresa Açotel Ferro e Aço, presente nas cidades de Três Rios, Juiz de Fora, Belo Horizonte e Contagem.

Elimar Jacob Salzer Rodrigues - Médica – É Psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria. Pesquisadora da área de Transtornos Emocionais com diversos trabalhos científicos publicados e colaboradora social de seis entidades beneficentes de Juiz de Fora.

Faculdade de Engenharia da UFJF - A Faculdade de Engenharia completa cem anos de existência no dia 17 de agosto deste ano. Oferecendo 11 graduações, três cursos de mestrado, dois de doutorado e quatro especializações, a unidade acadêmica está entre as mais antigas e tradicionais da UFJF.

Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) - É a principal entidade de representação das indústrias do estado de Minas Gerais. É filiada à Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2014, comemora 80 anos de atuação.

José Saad Duailibi – É advogado e diretor-geral da Band Minas. Atua há mais de vinte anos nos diversos veículos e segmentos de mídia, contribuindo com o desenvolvimento do estado através da comunicação aliada à prestação de serviços.

Luiz Audebert Delage Filho – Juizforano, é bacharel em Direito e especialista em Direitos Público e Ambiental. Atualmente, ocupa o cargo de Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Luiz Cézar Falabela – Engenheiro civil, já foi Secretário de Transporte no governo Itamar Franco (1970). Projetista e construtor, é autor de projetos reconhecidos na região, destacando-se o Expominas. Teve importante atuação na presidência do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur/JF).

Luiz Cláudio Costa – Secretário-Executivo do Ministério da Educação. Foi reitor da Universidade de Viçosa e Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – Inep. É pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Luiz Guilherme Rodrigues de Mello – Formado em Engenharia Civil pela UFJF, atualmente é Coordenador-Geral de Construção Rodoviária da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (DNIT).

Marcelo Ribeiro Machado - É o diretor-presidente da Empresa U&M Mineração e Construção, empresa que está classificada entre as 150 melhores para se trabalhar, segundo o Guia Exame/Você S.A (Ed. Abril) por sete anos seguidos (de 2007 a 2013).

Mário César da Silva – Bacharel em Direito, é Coronel da Polícia Militar. Já esteve à frente da chefia do Estado Maior da 4ª Região da Polícia Militar e do comando do Segundo Batalhão de Polícia Militar (Juiz de Fora).

Mounira Haddad Rahme – Nascida na Síria, chegou a Juiz de Fora no ano de 1954. Empreendedora, estabeleceu-se no ramo comercial, estando à frente de um dos mais tradicionais comércios da cidade (Casa Chic). É presidente do Clube Sírio-Libanês há mais de vinte anos.

Nívea Rosa Bracher (post mortem) – Falecida em 2013, consagrou-se como artista plástica de renome internacional. Foi membro do Conselho Curador da Funalfa.. Participou ativamente das campanhas de preservação do patrimônio histórico da cidade de Juiz de Fora.

Romeu Weliton Caputo – Administrador, atua desde 1998 na gestão de políticas públicas na área educacional. Desde janeiro de 2013, é o Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação.

Senira Regina Rocha – É oficial de Apoio Judicial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Tem importante atuação na área dos direitos das mulheres, sendo responsável pela expedição de medidas protetivas de todas as varas criminais da comarca de Juiz de Fora.

Sérgio Ricardo de Oliveira - É Tenente Coronel, estando à frente do Comando do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar, respondendo por Juiz de Fora e mais de oitenta municípios da região.

Vanessa Verdolim Hudson Andrade – Bacharel em Direito, é desembargadora do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e ocupa o cargo de Vice-Corregedora-Geral de Justiça do Estado.

Walter de Souza Pires - É considerado um dos mais completos feirantes da cidade, atuando na área há mais de quarenta anos. Desde 1995, exerce a bela tarefa de comunicador oficial da feira semanal, na Avenida Brasil.

Zuleika Machado Câmara Mendes - Cunhada do poeta Murilo Mendes, viu de perto o desenvolvimento da produção de filmes de Carriço, estando presente inclusive em algumas gravações. Empreendedora, Zuleika fundou a tradicional rede de confeitaria Vó Sinhá. É reconhecida no ramo de filantropia.

Com informações da PJF.

ACESSA.com - 23 pessoas ser?o agraciadas com o M?rito Comendador Henrique Halfeld