Paulinho Jones Cantor, saxofonista e guitarrista fala de seu
show 'Tributo a Cazuza' e dos planos para carreira de m?sico

Colabora??o:
*Renata Cristina
17/03/2005

Em entrevista exclusiva ao portal ACESSA.com, Paulinho Jones fala de sua carreira, de seu novo show "Tributo a Cazuza" e dos projetos para 2005. Ou?a!
Confira tamb?m a m?sica "Faz Parte do Meu Show", releitura de Cazuza, vers?o de Paulinho Jones.

Ou?a! ?udio da mat?ria

Foto arquivo pessoal "Desde que me entendo por gente, sou m?sico". Quando o assunto ? sua carreira ? assim que define Paulinho Jones. O jovem vocalista, estudante do 4? per?odo de Direito da UFJF, vem fazendo sucesso em Juiz de Fora, ap?s lan?ar o show Tributo a Cazuza. Ele confessa que se sente surpreso com o retorno do p?blico. "Os shows est?o ficando lotados e a galera participa, curte", comenta.

Apesar de Jones tocar na noite juizforana h? apenas um ano, sua hist?ria com a m?sica come?ou bem cedo, quando ele tinha, mais ou menos, cinco anos. As influ?ncias, que segundo Paulinho n?o foram diretas, v?m da m?e, que toca viol?o, e do tio, que ? maestro. J? de in?cio, ele escolheu um instrumento bem ex?tico e sofisticado para um menino: o saxofone.

Com a idade, o sonho de ser m?sico foi crescendo e Paulinho recorda que ficava horas e horas se dedicando ao of?cio. "Enquanto o pessoal estava indo jogar bola, eu ia ensaiar, montar banda. Sempre tive uma bandinha, uma apresenta??o para montar. Acho que est? no sangue", declara. Seu instrumento preferido? A garganta. Seu grande objetivo sempre foi cantar. "Queria ser vocalista de uma banda de rock", diz.

Cazuza
Foto www.cazuza.com.br Para um futuro advogado fica dif?cil imaginar a interpreta??o de um ?cone do rock nacional dos anos 80. Por isso, quando Paulinho voltou a ativa, fazendo shows em bares e casas noturnas, surgiu a id?ia de montar um tributo a Cazuza.

"J? tinha lido S? as m?es s?o felizes, escrito por Lucinha Ara?jo e com o lan?amento do filme, Cazuza - O tempo n?o p?ra, vi o "boom" causado em torno do artista. Da?, passei a pesquisar sobre a d?cada de 80, li cr?ticas da m?sica da ?poca e comecei a montar o show", diz.

Jones fez uma colet?nea dos maiores sucessos de Cazuza e deu uma roupagem pr?pria, atrav?s de novos arranjos. Quem confere suas apresenta?es, pode matar as saudades de hits como Exagerado, Ideologia, Pro dia nascer feliz, Bete Balan?o, Maior Abandonado e Faz parte do meu show.

Rock ecl?tico
Foto arquivo pessoal A banda que acompanha Paulinho Jones (sax, voz e percuss?o) ? formada por Marcelinho Carrara (viol?o, piano, escaleta), Fof?o (percuss?o, gaita, flauta), Charles (viol?o, guitarra), Daniel (contra-baixo) e Davi (bateria). O grupo procura adaptar o repert?rio e os arranjos musicais de acordo com o lugar que v?o se apresentar. "No caso da UFJF, fizemos um show mais dan?ante, pra levantar a galera. Quando tocamos em um bar, passamos para a vers?o ac?stica".

Paulinho se considera em uma fase ecl?tica e garante que gosta de tocar de tudo um pouco. Nesse "tudo", ele aplica samba, bossa nova, blues, MPB e pop rock. UFA! Como um bom geminiano, se justifica: "Tenho necessidade de uma vida dupla. Gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Preciso de uma vida formal, como ? a do Direito, e tamb?m de soltar meus dem?nios, extravasar, como acontece com a m?sica".

Estrada pela frente
"Quero dar um passo de cada vez", afirma modestamente. Por enquanto, os planos de Paulinho e Banda s?o de continuar com o show "Tributo a Cazuza", montar um repert?rio alternativo para "variar de vez em quando" e tocar, tocar e tocar em Juiz de Fora.

"Tenho projetos de fazer novos tributos, pode ser do Chico Buarque, da Tropic?lia, mas ainda n?o est? nada certo". Enquanto isso, a galera pode curtir seus shows, conferindo a programa??o na agenda ACESSA.com.

*Renata Cristina ? estudante do 8? per?odo da Faculdade de Comunica??o da UFJF