Acerola Fruta ?cida e famosa por ser mais rica em vitamina C do que a laranja, normalmente ? consumida em sucos, misturada com outras frutas

S?lvia Zoche
Subeditora
10/11/2007
Receitas:

A acerola, de nome cient?fico Malpighia punicifolia L., ? uma fruta rica em vitamina C e famosa por ter mais desta vitamina do que v?rias laranjas juntas. ? fonte de vitaminas A, B1 e B2 tamb?m. Seu lugar de origem ? nas Antilhas. Ela ? indicada para casos de gripe, afec?es pulmonares, doen?as do f?gado, nasais e gengivais.

A safra ? de dezembro a fevereiro, segundo a comerciante do mercado municipal de Juiz de Fora, Maria Aparecida Barros de Andrade, que acrescenta que a acerola precisa de muito calor e chuva para desenvolver bem. "A ?rvore fica carregada nessa ?poca e se cai uma frutinha, r?pido nasce uma flor que j? vai dar outra acerola", conta. Mas ? uma fruta resistente a climas subtropicais tamb?m.

Ela conta que em Juiz de Fora qualquer quintal pode ter um p? de acerola, a aceroleira. "? f?cil de achar aqui na regi?o, em Piau, Matias...", citando as cidades pr?ximas.

? uma fruta fr?gil, que depois de madura, s? fica no p? durante dois dias. No in?cio da safra, s?o menores. "E se tiver pouca fruta no p?, elas ficam maiores", completa.

Sua utiliza??o ? maior em sucos, misturada com frutas como laranja, abacaxi, mel?o e maracuj?. Seu formato e tamanhos lembra, ?s vezes, a pitanga, mas esta tem polpa agridoce, diferentemente da acerola. "Para comer a fruta fresca, pura, n?o d?, porque ? muito azeda, lembra um pouco do ?cido do lim?o", diz Aparecida. O comerciante Cl?udio Marinho concorda. "N?o conhe?o ningu?m que compra uma caixa de acerola e come pura, porque n?o tem aquele sabor. E nem suco s? de acerola. ? bom colocar outras frutas junto", comenta. H? quem fa?a doces, compotas e sorvetes com esta frutinha, que possui uma variedade adocicada.

Foto de acerolas Foto de acerolas

Como ? uma fruta fr?gil, deve ser armazenada em caixinhas com poucas frutas, para o peso das camadas n?o amassar as que est?o mais embaixo. Quem leva uma caixinha da fruta fresca para casa ? bom saber que ela dura somente dois dias fora da geladeira.

J? acondicionada em temperaturas mais baixas, Aparecida afirma que ela se mant?m por um m?s ou mais. "S? que mais de um m?s, ela come?a ficar amarelada, mas o sabor dela n?o muda, n?o".

Durante todo ano, lanchonetes e restaurantes preferem estocar a fruta na forma de polpa congelada. "Eu vendo bem. Hoje em dia, a acerola ? muito divulgada por fazer bem ? sa?de e j? vi reportagem falando que mantendo a fruta congelada n?o se perde a vitamina. Ent?o, as pessoas compram mesmo", comenta Cl?udio.

1. Como s?o classificadas as variedades de aceroleira?

As variedades de acerola podem ser classificadas em doces, ?cidas e sub-?cidas. Estes tipos diferenciam-se principalmente pelos teores de a?cares - s?lidos sol?veis totais (SST) e acidez total titul?vel (ATT) nos frutos maduros.

As variedades ?cidas s?o mais utilizadas na industrializa??o, sendo que apresentam sabor pouco agrad?vel, por conter teor de acidez elevado. Por sua vez, as variedades sub-?cidas apresentam teores intermedi?rios de a?cares e acidez, podendo ser utilizadas para ambas as finalidades.

Foto de acerolas Foto de acerolas

2. Quais s?o as variedades definidas para o plantio comercial?

Algumas variedades de acerola desenvolvidas mediante a sele??o e clonagem de gen?tipos, agronomicamente superiores, t?m sido cultivadas na maioria das regi?es produtoras, a saber: Barbados, Flor Branca, Inada, N?mero 1, Okinawa, Olivier e Sertaneja. Esta ?ltima foi lan?ada em 1998 pela Embrapa Semi-?rido, como resultado de um programa de sele??o de gen?tipos superiores para ?reas irrigadas do Nordeste. Outra variedade de interesse comercial, selecionada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura ? a Variedade Cabocla, adequada para o consumo como fruta doce e de boa palatabilidade.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.