Venda de produtos juninos cresce 15% em 2008

Por

Fernando Agra 16/06/2008


Venda de produtos juninos cresce 15% em 2008


Caro leitor, que tal fazer uma limpeza minuciosa em sua casa? Que achas de eliminar tudo que n?o precisa e ocupa espa?os desnecess?rios em seu lar? E a partir da? s? consumir o que realmente ? necess?rio para atender seus desejos e necessidades de acordo com seu padr?o de vida.

A sociedade capitalista vive do consumo. Quanto maior o mesmo, mais o sistema ? auto-alimentado. Com isso, somos bombardeados dia e noite com apelos consumistas. R?dios, jornais, televis?es, internet, entre outros meios de comunica??o despejam uma quantidade de comerciais diariamente com a seguinte mensagem: compre, compre, compre!

Realmente ? gostoso comprar. E tal ato serve para aquecer a economia, gerar emprego e renda, propiciar uma arrecada??o tribut?ria saud?vel (aquela que vem com o giro da pr?pria economia, n?o com a cria??o de impostos) e fazer a economia funcionar. Isso ? perfeitamente normal e plaus?vel. A grande quest?o a ser discutida ? o consumismo demasiado, que gera conseq??ncias desastrosas nos or?amentos familiares ou prejudica o meio ambiente.

E tem mais, os apelos comerciais tentam colocar na nossa cabe?a que consumir ? a principal fonte de felicidade. Que para sermos mais felizes teremos que utilizar as melhores marcas, de modo a ostentar para a sociedade um consumismo sup?rfluo (e ?s vezes, at? ilus?rio e incoerente com o padr?o de vida que o indiv?duo realmente possui). Infelizmente, muitos valorizam as pessoas pelas posses materiais que t?m e n?o pelo que elas s?o em sua ess?ncia.

Sendo assim, caro leitor, ao retornar a indaga??o inicial, analise como est? o seu ambiente familiar. Observe o que voc? tem em sua casa que n?o utiliza mais e que pode at? ser ?til para outra pessoa e d? o melhor destino para esses bens. Muitas pessoas t?m roupas e sapatos que somente preenchem seus guarda-roupas e n?o utilizam h? bastante tempo.

Alguns indiv?duos possuem m?veis que somente diminuem o espa?o livre da casa e n?o servem para mais nada. E com a descartabilidade desses novos produtos digitais (celular, c?meras fotogr?ficas, mp3, microcomputadores etc.), existem pessoas que compram um modelo novo cada vez que o mesmo ? lan?ado. O que fazer com tudo isso que ? in?til em nossas casas? Voc? pode vender ou at? mesmo doar. Al?m de se desfazer do que n?o precisa mais, ainda ser? ?til para uma outra pessoa.

Uma outra quest?o que gosto de alertar ? com rela??o ? quantidade de rem?dios que ?s vezes possu?mos na nossa casa e n?o vamos utilizar mais. Muitas vezes, eles vencem e jogamos no lixo. Que tal passar em algum local que recebe doa?es em rem?dios que j? foram abertos, mas ainda possuem condi?es de usufruto e est?o no prazo de validade. Aqui em Juiz de Fora, a Catedral Metropolitana recebe e os mesmos passam por uma triagem antes de serem encaminhados a quem realmente necessita.

Outras sugest?es podem ser dadas com rela??o a uma assinatura de TV, de uma revista, de um jornal ou de uma internet. Muitas pessoas pagam pacotes com 200 canais de TV e nem sequer assistem aos mesmos. Muitos compram e/ou assinam jornais e revistas e nem sequer folheiam suas p?ginas.

Outros t?m mania de comprar livros e n?o ler. Compram cd's e dvd's e n?o escutam e nem assistem aos mesmos. Tem indiv?duos que pagam o mais veloz e mais caro plano de internet e utilizam muito pouco o computador. H? pessoas que s?o iludidas com certos planos de telefone celulares e gastam muito com uma mensalidade, quando na verdade, alguns planos pr?-pagos podem ser os mais vi?veis.

Enfim, faltariam linhas para enumerar tudo o que as pessoas compram e utilizam muito pouco (ou at? nem utilizam). Compram simplesmente pelo prazer de comprar, seduzidas pelas propagandas. Isso ? jogar, literalmente, o dinheiro no lixo. Este recurso financeiro poderia ser utilizado realmente para adquirir um bem para usufruto real ou at? ser poupado para propiciar um crescimento de patrim?nio e at? para fazer face a despesas imprevistas.

Em suma, o que se quer chamar a aten??o ? para um consumo racional. Prezado leitor, liste o que voc? realmente pode se desfazer e n?o vai te fazer falta e venda ou doe para algu?m que precisa. Analise o que pode ser racionalizado nas suas despesas e corte o que ? desnecess?rio. Compre realmente aquilo que voc? e sua fam?lia usufruem. Ao tomar essas decis?es, sua vida ficar? mais leve voc? far? uma limpeza na sua casa, no seu bolso e na sua alma!



Fernando Ant?nio Agra Santos ? Economista pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Vi?osa (UFV) e professor universit?rio das faculdades Vianna J?nior, Est?cio de S? e Universo e do curso de Forma??o Gerencial do Instituto Educacional Machado Sobrinho, sendo todas a institui?es em Juiz de Fora - MG.

Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? O economista Fernando Agra aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.