Calça saruel volta com força total e ganha as ruas da cidade Dependendo do tipo de combinação, a peça, de conceito saia-calça, pode ser usada em diferentes ocasiões

Aline Furtado
Repórter
19/8/2009

Ela deu o ar da graça há algumas coleções, mas parece que só agora ganhou o gosto das mulheres e promete ser o grande hit do verão 2009/2010. Trata-se da calça saruel, modelo que apresenta o gancho baixo e largo. A peça, de conceito saia-calça, tem origem marroquina e era utilizada, antigamente, por homens em rituais religiosos.

A produtora de moda, Tarcila Pipa Cajazeira, afirma que existe uma tendência de retorno na moda. "É natural que peças que fizeram parte de coleções passadas voltem para as atuais."

A calça saruel pode ser encontrada em tecidos como sarja, linho, tricoline, além de malha e jeans. O segredo do sucesso da peça está associado ao conforto e à funcionalidade.  "Uma mesma calça pode ser usada em diferentes looks, desde o esportivo até o sofisticado" (fotos abaixo), destaca a gerente de uma loja de roupas femininas, Elisa Nunes. 

Short calça saruel calça saruel
A peça pode ser encontrada com variados tamanhos de gancho, podendo chegar até abaixo do joelho. A maioria tem a boca justa. Os modelos que apresentam o gancho mais baixo são mais indicados para mulheres mais magras, que podem usar e abusar de qualquer tipo de tecido. Para aquelas que estão um pouco acima do peso, o tecido mais indicado é a malha.

"A calça saruel tende a diminuir a estatura, fazendo com que as mais gordinhas ou aquelas mulheres que têm quadril largo fiquem com um aspecto quadrado", afirma a produtora de moda. Com base nisso, Elisa sugere que as mulheres mais baixas combinem a peça com salto alto. "A intenção, nesse caso, é alongar a silhueta".

É comum pensar que é regra vestir a calça saruel com blusas mais justas. Mas Tarcila explica que ela pode ser usada também com as soltas. "É possível combinar a saruel com camisetes de um número maior ou com blusas que destacam o busto e são mais soltas no quadril."

A grande dica da produtora é que as pessoas usem o bom-senso antes de sair de casa. "É importante considerar o bom caimento da peça no corpo, destacando aquilo merece ser valorizado."  A moda saruel pode ser vista também em shorts, bermudas e macacões (fotos abaixo).

Short Bermuda Macacao
Onde e quando?

A escolha do que vai acompanhar a calça saruel deve considerar o local e o horário de uso do look. "A saruel pode ser usada com salto fino e ser acompanhada por tecidos mais nobres, como seda e cetim. O visual fica sofisticado e pode ser usado à noite", aponta Tarcila.

De acordo com a produtora, a moda cai bem também com rasteiras, podendo ser usada durante o dia ou à noite. "Rasteiras de cores metalizadas, neon e com aplicação em strass ajudam a criar um visual sofisticado." Outra sugestão é a combinação com tênis baixo, que deixa o look mais despojado, ideal para o dia-a-dia.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes