Melancia pode melhorar desempenho sexual

Especialista explica que fruta contém nutrientes que podem inibir a disfunção erétil, a partir da dilatação dos vasos sanguíneos

Eduardo Maia
Repórter
10/05/2014
Melancia

Fruta bastante apreciada pelo seu sabor adocicado e sua capacidade de hidratação e refrescância, a melancia pode ainda melhorar o desempenho sexual dos homens. A parte branca da fruta é uma forma para combater a disfunção erétil, ou seja, pode servir como um "viagra natural".

Quem explica é a nutricionista Marileia Ragone. Segundo ela, a parte branca "contém um aminoácido, a citrulina, que se transforma em outro aminoácido no organismo, o que resulta na dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a disfunção erétil", explica.

Além disso, a fruta é recomendada para quem deseja perder peso. "É uma fruta super saudável, em que 90% é água. Ela ajuda na perda de peso, na função renal e também para os hipertensos, afinal tudo o que é diurético ajuda na hipertensão. É lógico, que deve seguir um plano alimentar. Não é porque a gente fala que é boa, que a pessoa deve comer uma tonelada", recomenda. Dentro de uma dieta de emagrecimento, a recomendação é de uma fatia grossa de melancia ao dia.

A nutricionista enumera outros componentes que a fruta contém e que podem beneficiar a saúde. "A melancia é riquíssima em vitamina C, betacaroteno, B6, Potássio, Magnésia, Ferro (para gestante é importante), Fósforo e Licopeno (que é um anti-oxidante, importante para homem, principalmente para problemas com câncer de próstata e bexiga)."

Recomendação

De acordo com Marileia, a melancia deve ser incluída na dieta de toda a família, das crianças aos idosos, incluindo diabéticos. "Havia um mito de que o diabético não poderia consumi-la, mas em doses moderadas fruta pode sim ser consumida. Ela é 90% água e pode contribuir para uma alimentação equilibrada", afirma.

Para escolher uma boa melancia, é necessário observar a cor da casca - quanto mais brilhante, melhor. Mais amarelada indica que está madura - e a tonalidade do vermelho da fruta. "Quanto mais vermelha, ela contém mais licopeno, então uma melancia vermelhinha é a ideal."

ACESSA.com - Melancia pode melhorar desempenho sexual para os homens