Segunda-feira, 14 de abril de 2014, atualizada às 14h45

Cidades de Minas Gerais oferecem programação para a Semana Santa

Cidades de Minas Gerais oferecem programação para a Semana Santa

Minas Gerais se transforma em palco das celebrações religiosas na Semana Santa, que ocorre, em 2014, entre os dias 13 e 20 de abril. Os municípios mineiros estão com uma programação especial para a data e os turistas podem aproveitar o feriado para conhecer o Estado.

As cidades históricas são os principais destinos religiosos do Brasil. Ouro Preto, Mariana, Sabará, Congonhas, Diamantina, São João Del Rei, Caeté e Tiradentes mantêm as tradições religiosas que fazem parte da história de Minas.

Ouro Preto

Em Ouro Preto, as principais cerimônias ocorrem na quarta, quinta e sexta-feira santas, sábado santo e domingo de Páscoa nas igrejas da paróquia de Nossa Senhora do Pilar. No largo da igreja do Rosário ocorre a cerimônia do Lava-Pés. Procissões, ofícios e celebrações se sucedem nos diversos templos da cidade. Para o domingo de Páscoa, quando se comemora a ressurreição de Cristo, as ruas e fachadas são ornamentadas pela população, que fica em vigília durante toda a noite do sábado de Aleluia e confecciona tapetes de serragem por onde passa a procissão do Santíssimo Sacramento.

Mariana

Mariana, sede do 1º bispado mineiro, com mais de 250 anos de existência, tem um jeito peculiar de celebrar a Semana Santa. As festividades começaram já no último sábado, 12, com a Missa da Unidade na Catedral Basílica da Sé. No domingo de Páscoa, a cidade também vai se encher de cores. As ruas do centro histórico serão enfeitadas e as janelas decoradas com colchas de retalho, toalhas bordadas e vasos de flores. Tradicionalmente, os sinos anunciam o início da procissão, tradição que remonta ao século XVIII, formada por crianças vestidas de anjo, passando por ruas cobertas por tapetes de serragem. Uma das atrações da Semana Santa de Mariana é a Procissão das Almas, manifestação cultural pagã e popular única no estado, que ocorre na madrugada da sexta-feira da Paixão.

Congonhas

Em Congonhas, a celebração conta com o teatro bíblico que acontece no adro da Basílica de Bom Jesus de Matosinhos junto aos profetas do mestre Aleijadinho, além dos rituais religiosos. Tapetes decoram as ruas e janelas são ornamentadas para as procissões e queima de Judas.

Sabará

Na Semana Santa, Sabará preserva suas tradições. Procissões, encenações ao vivo de passagens da vida de Cristo, Lava-Pés, Descendimento da Cruz, Via-Sacra da Penitência, tudo isso acontece em clima de intensa fé. As ruas exalam o cheiro de manjericão, alecrim e arruda.

Diamantina

Os mistérios, dor e sofrimento da Paixão de Cristo são vividos e retratados com grande fervor em Diamantina, através da encenação de quadros vivos que representam a vida de Jesus Cristo até a condenação à morte e a Ressurreição, em uma nítida demonstração de tradição, religiosidade e fé. A Paróquia Santo Antônio da Sé é quem comanda a Semana Santa em Diamantina e mantém a tradição dos rituais religiosos.

São João Del-Rei

A celebração em São João del-Rei é a única no Brasil que preserva antigas tradições, como o uso do latim nos motetos, nas matinas e nas laudes, tocadas e cantadas. Essa tradição é uma demonstração da fé que se mantém por aproximadamente 300 anos através de suas cerimônias religiosas. Tapetes espalhados pelas ruas de Tiradentes abrilhantam as procissões pelos Passos da cidade, que são abertos apenas nessa época do ano.

Caeté

Em Caeté, as celebrações tem início no Domingo de Ramos, com missa solene e benção de ramos. A procissão percorre as ruas centrais da cidade, sobre tapetes coloridos, criados pelos fiéis, relembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Durante todo o período do evento acontece um cortejo de figurados, pessoas da comunidade que se vestem de personagens bíblicos. 

Belo Horizonte

Na capital mineira, a Semana Santa é celebrada pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Com informações da Agência Minas

ACESSA.com - Cidades de Minas Gerais oferecem programa??o para a Semana Santa