Melancia

Por

Melancia Esta fruta tem safra o ano inteiro, mas novembro e dezembro ? sua a melhor ?poca

S?lvia Zoche
Rep?rter
11/11/2006

Suculenta, doce, uma del?cia! A melancia ? uma fruta que faz sucesso nas mesas. Possui 90% de ?gua e ? da fam?lia das cucurbit?ceas. O ?nico trabalho que d? ? carregar aquele peso todo para casa e depois cort?-la.

Mas em alguns lugares, os vendedores cortam a fruta ao meio, facilitando o transporte at? em casa. Para proteg?-la de insetos e contato direto com o ar, ? s? envolver em um filme pl?stico.

Quem procurar pela fruta nas bancas de Juiz de Fora vai encontrar a variedade mais comum, de interior vermelho e casca verde rajada. Este tipo tem safra o ano inteiro, mas o forte da safra ? em novembro e dezembro, ?poca de altas temperaturas. "Combina com o ver?o", diz o comerciante Cl?udio Marinho da Costa. Durante a entre safra, al?m do pre?o ficar um pouco mais alto, o sabor da fruta n?o ? t?o saboroso. "Ela fica mais esbranqui?ada e n?o t?o doce", diz outro comerciante, Joaquim Eduardo de Andrade Guedes.

Para a dona de uma barraca de frutas, Maria Jos? Montinotti, al?m de combinar com o calor, a melancia ? a fruta nacional com a "cara" do natal. Ela n?o sabe explicar muito bem o motivo. Talvez as cores verde e vermelha influenciem no ponto de vista de Maria.

Para decorar as mesas, uma dica ? cort?-la ao meio, no sentido da raiz, e fazer serrilhados na casca. Uma dica de Joaquim ? fazer um suco com a melancia, misturar vinho, jogar frutas como uva, ma??, laranja, manga e fazer um delicioso ponche. Em casos de ressaca, ele recomenda tomar o suco de melancia bem gelado.

Al?m da melancia de interior vermelho, existe uma de tamanho menor e casca totalmente verde, com o interior bem amarelo. Joaquim e Cl?udio dizem que esta esp?cie s? chega em suas barracas em dezembro. Ela ? bem menor do que a outra e Cl?udio diz que poucas pessoas conhecem e procuram por ela. "O sabor dela ? quase o mesmo da outra. E esta n?o tem semente".

Para saber se ela est? madura, a dica ? dar umas batidas. "O som n?o pode ser oco, n?o. Tem que ser firma", avisa Joaquim. Depois de madura, a melancia dura uma semana quando est? fechada, em lugar fresco. Depois de aberta, cerca de dois dias, segundo o comerciante. S? que ao abrir, ? bom conserv?-la na geladeira, avisa Cl?udio.

Propriedades*

A melancia ? considerada hidratante por sua quantidade de ?gua, possui vitaminas do Complexo B e C, sais minerais como c?lcio, f?sforo e ferro; licopeno e glutationa. Cada 100 gramas possui 31 calorias.

? recomendada para quem tem press?o alta, reumatismo ou gota. Seu suco provoca elimina??o de ?cido ?rico e contribui para limpeza do est?mago e o intestino. Tamb?m ? indicada para tratar acidez estomacal, obesidade, bronquites cr?nicas, problemas de boca e garganta, e ainda rotege contra o c?ncer e oxida??o celular.

* Fonte: www.agrobyte.com.br

Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.