Bisteca ao molho de caf? Com criatividade, a tradicional bisteca mineira
ganha ares mais sofisticados

Marinella Souza
Colabora??o*
04/04/2008

Caf? combina com bisteca? Sim, combina! E o resultado ? um sabor inusitado e muito gostoso. Para a chefe de cozinha Haline Maia (foto abaixo), a mistura do caf? com o salgado ? o ponto alto desse prato que, acompanhado de uma farofa de milho com crosta de a?car mascavo d? ao menu cara de Minas. A culinarista revela que para criar pratos sofisticados como esse, ? preciso criatividade e ousadia na cozinha.

Haline conta que a id?ia desse prato ? fazer com que ingredientes do cotidiano ganhem nova roupagem em uma receita requintada e, ao mesmo tempo, f?cil de fazer. O preparo ? um pouco demorado, mas se a sua inten??o ? impressionar a fam?lia ou a pessoa amada, vale a pena dispensar um pouquinho mais de tempo na cozinha.

Os ingredientes s?o produtos simples que, combinados, assumem car?ter elegante e comp?em a mesa acompanhados de um bom vinho. Segundo Haline, a receita faz bastante sucesso nos cursos que ministra, porque, al?m de a carne su?na ser muito bem aceita, a culin?ria segue uma tend?ncia de produtos. "Cada ?poca ? um produto que est? na moda. No momento, o que est? em alta ? o caf?, seguindo a tend?ncia de valorizar os produtos nacionais", explica.

Foto de Haline Maia A chefe garante que qualquer pessoa pode fazer esse prato, mesmo quem n?o tem muita experi?ncia na cozinha porque a receita ? simples e o resultado ? um prato muito saboroso al?m de esteticamente bonito. Segundo ela, essa ? sua maior satisfa??o. "N?o gosto de dar show de cozinha, meu prazer ? ensinar algo que a pessoa possa reproduzir. Muitas vezes as pessoas desanimam de fazer um prato com cara de restaurante porque eles s?o muito complicados", diz.

O prato n?o tem nenhum "pulo do gato", mas se voc? for servi-lo com um arroz mais sofisticado, com um risoto, por exemplo, ele vai roubar o sabor do prato porque o caf? tem um sabor muito caracter?stico e mistur?-lo com sabores mais acentuados acaba descaracterizando-o. O ideal ? servi-lo com um arroz com sabor mais delicado, como o do cheiro verde.

Foto de prato com bisteca e farofa Uma dica que Haline d? ? quanto ?s raspas de cenoura. "Elas s?o usadas no tempero da bisteca para tirar a acidez dos outros ingredientes. Pode ser usada no molho de tomate tamb?m", ensina. Aproveitando essa dica e seguindo a receita, com certeza voc? vai conseguir surpreender as pessoas com um card?pio muito especial. Confira o passo-a-passo e imprima a receita.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF