Vida de Atleta
A carreira em jogo

Rep?rter: Emilene Campos
27/03/2001

A reportagem da se??o Nossos Atletas deste m?s n?o se restringe ao perfil de um atleta juizforano. Trata de quest?es que afetam esportistas que j? n?o t?m mais condi?es de competir, mas nem por isso, pretendem encerrar sua carreira. O tema foi levantado pelo presidente da Associa??o de Garantia ao Atleta Profissional de Minas Gerais (Agap-MG), Wilson Piazza (foto), durante o I Semin?rio de Legisla??o Esportiva, realizado pelo Instituto Vianna J?nior. O ex-jogador, que atuou no Cruzeiro e na Sele??o Brasileira, hoje orienta atletas que se "aposentaram" das competi?es, mas ainda t?m muito a oferecer ? sociedade.

No Brasil, depois que ingressa na casa dos trinta, o esportista n?o tem as mesmas oportunidades. Rom?rio, Oscar (do basquete) e J?nior (do futebol de areia) demonstraram que isto n?o ? uma regra. A verdade ? que nesse meio as chances diminuem, ? medida que os anos passam. E nem todos disp?em de sal?rios milion?rios para montarem sua escolinhas, quando deixam o gramado.

Piazza, no M?xico, na conquista da Copa Mundo de 70


Virando o jogo
? para virar esse jogo que a Associa??o de Garantia ao Atleta Profissional foi criada. Quem se associa ? Agap pode participar de projetos como o Dente de Leite. "No Dente de Leite, o atleta tem a chance de ensinar ?s crian?as da periferia, mais do que t?cnicas de futebol, princ?pios de cidadania. N?s n?o queremos o craques bom de bola, mas cidad?os", argumenta Piazza.

Antes de ingressar no programa, o atleta ? capacitado para atuar como t?cnico ou monitor em n?cleos desportivos da periferia. Piazza explica que, nesse treinamento, eles aprendem t?cnicas de did?tica e reciclam conhecimentos sobre as regras do esporte. Al?m disso, a entidade financia cursos profissionalizantes para os atletas que pretendem aprender outra profiss?o, e n?o dependerem, exclusivamente, da atividade desportiva.

A atividade ? remunerada e h? espa?o para cria??o de n?cleos que trabalham outros esportes, como v?lei e basquete. Por isso, qualquer atleta, independente do esporte que praticava, pode procurar a Associa??o e oferecer seus servi?os. A ?nica condi??o ? que ele seja um atleta profissional.

Quem paga a conta
Entidades sem fins lucrativos, as Agaps s?o mantidas pela Federa??o de Apoio ao Atleta Profissional (Faap), atrav?s de recursos do Governo. At? ent?o, as entidades passavam por dificuldades financeiras, mas com a vig?ncia da Lei Pel?, o panorama pode ser outro, nos pr?ximos anos. O artigo 57 da lei prev? que seja repassado para a Faap:

  • um por cento do contrato do atleta profissional pertencente ao Sistema Brasileiro do Desporto.
  • um por cento do valor da multa contratual, nos casos de transfer?ncias nacionais e internacionais
  • um por cento da arrecada??o proveniente das competi?es organizadas pelas entidades nacionais de administra??o do desporto profissional

Piazza convoca
Piazza convoca os atletas profissionais juizforanos a se credenciarem ? Agap-MG. A associa??o funciona na Rua Uberaba, 370, 11? andar, Bairro Barro Preto, Belo Horizonte, CEP 30180-080. O telefone ? (31) 3295-3677. A filia??o pode ser feita por carta ou via telefone. Ele informa que a entidade tem atua??o regional e h? sedes em pelo menos 13 capitais.