Ivan Milward

Por


Ivan Milward
O enduro eq?estre no sangue

Fl?via Machado
27/12/01

Trilhas e belas paisagens est?o no caminho deste esportista. Ivan Milward de Andrade, mais conhecido como Ivanzinho, pratica enduro eq?estre e, aos 16 anos, j? ? um campe?o. T?tulos n?o faltam. Do primeiro campeonato que participou, ele saiu campe?o. O torneio em quest?o era, nada mais, nada menos, que o Campeonato Brasileiro de 1996.

Mas a paix?o por cavalos, comum na fam?lia, vem de longa data. O pai, Ivan, sempre praticou enduro eq?estre e Ivanzinho, desde pequeno, convive com cavalos. O pai conta que aos tr?s anos, ele quis entrar numa escolinha do Clube do Cavalo e n?o foi aceito por causa da pouca idade. "Ele chorava sem parar porque queria entrar na escolinha, mas n?o havia jeito. Era muito novo."

A carreira profissional come?ou em 95, aos 9 anos. Ivanzinho j? praticava o esporte, mesmo porque o enduro eq?estre ? caracterizado por percorrer obst?culos naturais de longa dist?ncia. O mais importante nestas provas ? tirar o m?ximo de proveito do animal, sem exigir muito do mesmo. Para isso, ? necess?rio conhecer o cavalo e saber administrar tempo, dist?ncia e resist?ncia do animal. Cavalo e atleta precisam estar em ?tima forma. A sintonia entre os dois faz parte da competi??o. "Na verdade, s?o dois atletas competindo", ressalta Ivanzinho.

Como todo atleta, a rotina de treinos ? bastante puxada. Ivanzinho treina quatro vezes por semana, de duas a seis horas, no seu s?tio, em Matias Barbosa. Geralmente, as competi?es come?am em fevereiro ou mar?o e v?o at? dezembro, sendo mais de dez por ano. "Chega uma hora em que o cavalo esta estressado com tantas competi?es seguidas. Ele tamb?m tem que descansar."

Atualmente, o cavalo com que treina e participa dos campeonatos, um mangalarga marchador - Elmo P.F.G. - est? machucado. Por isso, este ano, Ivan participou do Campeonato Brasileiro como convidado, ou seja, o atleta ? chamado para montar um cavalo desconhecido. Mesmo assim, ele conseguiu a 5? coloca??o. Em 99, ele foi convocado para participar da equipe que representou o Brasil no Campeonato Europeu de "Young Riders", na Alemanha, uma esp?cie de campeonato mundial, mas n?o p?de ir por falta de patroc?nio.

Os custos do esporte s?o altos. A come?ar pelas competi?es que, em sua maioria, s?o realizadas em cidades distantes de Juiz de Fora e o transporte do animal ? dispendioso. Al?m disso, existem os tratadores, veterin?rios e os custos com o pr?prio atleta.

Obst?culos naturais

Enduro Eq?estre de competi??o ? uma modalidade esportiva que tem origem no turismo eq?estre, onde cavalo e cavaleiro devem percorrer uma trilha com obst?culos naturais, demarcada num tempo determinado ou em velocidade livre. Existem diversas modalidades, que dependem de idade, peso e qualifica??o do atleta. O cavalo tamb?m deve ter qualifica??o para percorrer tal dist?ncia, j? que as provas v?o de 35 a 160 quil?metros.

Entre outros t?tulos que Ivan Barbosa Milward de Andrade recebeu, os mais destacados s?o os de Campe?o Brasileiro, Mineiro e Carioca de Enduro Eq?estre.