Em busca da certifica??o

Ludmila Gusman
29/04/02

Definida como mais uma ferramenta de gest?o dos neg?cios, a certifica??o ISO ? hoje sin?nimo de "qualidade", principalmente na opini?o dos consumidores. A preocupa??o em padronizar as opera?es confere ?s empresas um t?tulo que pode ser decisivo na compra final do produto. Mas o que se ganha com a certifica??o? Quais as vantagens que ela oferece aos empres?rios e como facilita a administra??o? Essas quest?es, com certeza, j? passaram pela cabe?a dos empres?rios que querem integrar o "grupo de qualidade", mas n?o sabem como e nem por onde come?ar.

Em Juiz de Fora, j? existem quase 20 empresas com a certifica??o ISO s?rie 9000. Para receber esse t?tulo, elas passaram por etapas que v?o desde a implanta??o do sistema at? a emiss?o do certificado pelo Inmetro (http://www.inmetro.gov.br). Na verdade, o que est? em quest?o n?o ? a qualidade do produto e sim a maneira de gest?o. Dessa forma, mesmo que os cargos ou os funcion?rios sejam trocados, a empresa certificada sempre seguir? as normas de repetibilidade das opera?es, adaptadas ao tipo de servi?o prestado.

O que ??

A ISO 9000 ? um conjunto de normas padronizadas internacionalmente. A certifica??o representa um passo essencial para quem deseja fazer neg?cios no mercado globalizado. Mas as empresas n?o buscam a certifica??o ISO 9000 apenas para ganhar vantagens competitivas na hora de exportar. O certificado ? tamb?m um caminho seguro para quem quer participar de uma cadeia de exporta??o ou, simplesmente, aprimorar a qualidade de seus produtos.

A ISO (http://www.iso.ch) ? a entidade internacional com sede em Genebra (Sui?a). No Brasil, a entidade ? representada pela Associa??o Brasileira de Normas T?cnicas (ABNT), organiza??o respons?vel pelo desenvolvimento das normas em n?vel nacional.

A primeira emiss?o da s?rie 9000 aconteceu em 1987, criando uma estrutura de tr?s normas sujeitas ? certifica??o: a ISO 9001 - para empresas que fazem projetos de um produto, a ISO 9002 - para empresas que prestam servi?os e n?o fazem projetos e a ISO 9003 - para as demais, al?m da ISO 9000 que era uma esp?cie de guia para sele??o da norma mais adequada ao tipo de organiza??o. Em 2000, a ABNT emitiu a primeira vers?o da s?rie no Brasil. A mesma foi "batizada" com o nome de s?rie NBR 19000.

Em 1994, a s?rie foi revisada, por?m sem grandes modifica?es, apenas com uma pequena amplia??o e alguns esclarecimentos em seus requisitos, mantendo a mesma estrutura , ou seja tr?s normas sujeitas ? certifica??o. A ABNT revisou as normas brasileiras, adotando o nome "s?rie NBR ISO 9000". Em Dezembro de 2000 a s?rie foi totalmente revisada, al?m das altera?es em sua estrutura, agora h? apenas uma norma sujeita ? certifica??o, a ISO 9001.

Fonte: http://www.iso9000.com.br

Como proceder
1? passo: Implantar o sistema de qualidade preparando todos os procedimentos exigidos pela certifica??o. Uma boa op??o na fase inicial ? buscar orienta?es atrav?s de cursos. O Centro Regional de Inova??o Transfer?ncia e Tecnologia (Critt), a Campe - empresa J?nior e a Clyrep Etiquetas s?o exemplos na cidade que optaram pelos cursos oferecidos pelo Sebrae.

De acordo com a gerenciadora do Projeto de Qualidade do Sebrae/JF, Elis?ngela Pires da Silva, s?o oferecidos tr?s cursos: Curso de Qualidade, Rumo a ISO 9000 e o Rumo a PBQPH (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) - voltado para as empresas de constru??o civil. Os cursos oferecem aulas de treinamento, consultorias, auditorias e reuni?es de grupo. O objetivo ? facilitar a implanta??o dos procedimentos e o registro dos processos. "Embora n?o seja um organismo certificador, o Sebrae instrumentaliza e prepara as empresas para a certifica??o, assim como facilita esse processo, atrav?s de contatos e conv?nios com os organismos certificadores", explica Elis?ngela.

2? passo: Ap?s a organiza??o dos documentos que descrevem o processo de cada opera??o, a empresa organiza um Manual da Qualidade que cont?m resumidamente tudo que acontece na empresa.

3? passo: A empresa escolhe a certificadora respons?vel pelas auditorias e pedido de emiss?o da certifica??o. No Brasil, existem mais de 20 empresas credenciadas para este servi?o. O empres?rio deve optar por aquela que mais se adequa ?s suas condi?es comerciais e a que melhor preenche os requisitos para um bom relacionamento.

4? passo: A empresa j? pode marcar a data para a certificadora realizar a auditoria. Dependendo do tamanho da empresa as auditorias externas, podem durar de dois a tr?s dias. Em empresas maiores o per?odo de avalia??o pode variar. Nessa etapa, os auditores contratados certificam os procedimentos, as documenta?es e os registros correspondentes.

5? passo: Se aprovada, a empresa certificadora recomenda ao Inmetro a certifica??o ISO. No per?odo de 45 dias ocorre a emiss?o do certificado. Caso ela seja reprovada, dever? fazer as altera?es e marcar outra data para a auditoria.

Pensa que acabou? Nada disso, o maior desafio agora ? manter o certificado. A validade de uma certifica??o ISO ? de tr?s anos e, ap?s esse per?odo, as empresas devem renov?-la. Antes deste prazo terminar, as auditorias continuam com visitas ? empresa duas vezes ao ano, para verificar se as normas continuam sendo cumpridas. Caso contr?rio, a certifica??o pode ser suspensa. Al?m das auditorias externas s?o necess?rias auditorias internas, organizadas pela empresa certificada. Custos
Para conquistar a ISO ? necess?rio contratar uma certificadora, que avalia se ? poss?vel pedir a certifica??o, e um consultor para orientar o processo, caso a empresa n?o disponha de um.

Com a palavra, as empresas
O consultor de marketing da Recauchutadora Juiz de Fora, Roberto Monti, ressalta que o fato de uma empresa possuir a qualifica??o n?o significa que ela ? melhor que outra que n?o possui. "? mais uma necessidade que o mercado requer, uma quest?o de imagem.O consumidor d? prefer?ncia a empresas certificadas", comenta.

Roberto Monti explica que o processo de conquista da ISO durou cerca de um ano. Atrav?s da empresa SGS ICS Certificadora, a Recauchutadora se adequou ?s normas da Associa??o Brasileira de Normas T?cnicas (ABNT) e, segundo o consultor, est? ainda em constante melhorias. "O fato de uma empresa obter a ISO n?o significa que n?o podem ocorrer altera?es nos procedimentos. Temos toda a liberdade para mudar, desde que a empresa certificadora seja comunicada dessa altera??o", diz ele.

A coordenadora de qualidade da Campe Consultoria J?nior, empresa j?nior da Faculdade de Economia e Administra??o da UFJF, Anne Karole Gon?alves Soares, conta que foram oito meses de prepara??o at? a emiss?o da NBR ISO 9001:1994 que conferiu o primeiro certificado do mundo a uma empresa j?nior. "A implanta??o come?ou em agosto de 2000. Ap?s um intenso trabalho adequando os processos ?s exig?ncias da norma, a Campe recebeu a visita de um auditor externo que pode comprovar os resultados alcan?ados pela empresa", explica. Segundo Anne Karole, a Campe optou em buscar consultoria junto ao Sebrae, atrav?s de cursos de qualifica??o. Ap?s esse per?odo a empresa criou um sistema de treinamento interno. "Optamos por isso, devido ? grande rotatividade da Campe, j? que ? uma empresa formada por estudantes. Ap?s a certifica??o notamos que o n?mero de trabalhos aumentou e a responsabilidade em manter a certifica??o ? ainda maior, por isso estamos sempre melhorando", ressalta.

Devido ?s mudan?as nas normas internacionais tanto a Recauchutadora Juiz de Fora como a Campe e as demais empresas que conseguiram certifica??o ISO vers?o 1994 ter?o que passar por um processo de transi??o. Com a recente mudan?a para a vers?o 2000 as empresas j? certificadas devem adequar seus sistemas at? dezembro de 2003. As empresas ainda n?o certificadas, tamb?m podem conquistar a ISO 9000 pela vers?o 94 at? a mesma data, por?m ter?o seus certificados v?lidos por um per?odo inferior.

Segundo o gerente de qualidade da Ind?stria de Pap?is Sudeste Ltda - Paraibuna de Pap?is de Juiz de Fora, Ivan Ant?nio da Silva, a companhia acredita que a mudan?a ? muito importante para as empresas. Segundo ele, a nova vers?o valoriza n?o s? o cliente como a constante melhoria dos trabalhos. "Na vers?o de 94 a certifica??o ? mais voltada para a documenta??o, ao passo que a atual leva a empresa a buscar a qualidade tota continuamente e documenta??o n?o ser? t?o relevante", compara. De acordo com ele, a Paraibuna ? a primeira empresa de Minas a obter a certifica??o NBR ISO 9001:2000 e a primeira em segmento do papel no Brasil.

Outras certifica?es
Apesar da certifica??o ISO ser acess?vel a qualquer empresa, independente do tipo de servi?o prestado, existem ainda outras certifica?es como por exemplo a ISO 14.000 conferida ?s empresas que prestam pol?ticas direcionadas ? preserva??o ambiental. Al?m dessa, existe a certifica??o SA-8000 conferido ? empresa o certificado de qualidade na Responsabilidade Social. As empresas de sa?de como os hospitais, por exemplo, podem obter a certifica??o 0HSAS 18001, que avalia os sistemas de gest?o de seguran?a e sa?de ocupacional. As construtoras civis devem obter a certifica??o do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat - PBQPH. Hoje em dia, essa certifica??o ? indispens?vel para ser aceita no mercado. A empresa que n?o possui a PBQPH tem dificuldade de adquirir financiamentos o que torna invi?vel o trabalho.

Empresas certificadas em Juiz de Fora

  • Becton
  • Brasilcenter
  • CRITT
  • Clube Campestre do SESI
  • Clube do Trabalhador Jos? Weiss
  • Clyrep
  • CAMPE
  • IMBEL
  • Ind. Pap?is Sudeste - Paraibuna de Pap?is
  • INTERMED
  • Laborat?rio Cortes Vilela
  • Medicamentus
  • Mercedes Benz
  • Tusmil
  • Idem per Idem
  • Belgo
  • Recauchutadora Juiz de Fora
  • Haec Congel
  • RJ Engenharia LTDA