Joana Kamil Joana Kamil 27/8/2011

Mistura de limão, iogurte natural e biscoito champanhe resulta num pavê delicioso

Pavê de limãoO limão é um ótimo aliado da dieta. Rico em vitamina C, age sobre o sistema imunológico deixando mais ativo o metabolismo contra agentes nocivos à saúde. Excelente para a prevenção de gripes e doenças virais.

Para aqueles que temem o ganho de gordura, o limão ajuda no emagrecimento e principalmente ajuda a não absorver excesso de gordura da alimentação. Nutrientes presentes no limão ajudam a prevenir diabetes, hipertensão arterial e ainda ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.

O iogurte é uma importante fonte de proteínas, cálcio, zinco, vitamina A e vitaminas do complexo B. As proteínas são importantes na construção, reparação e renovação dos tecidos, além de participar da produção de anticorpos, hormônios e enzimas.

Já o cálcio presente no iogurte é um mineral fundamental na formação e manutenção dos ossos, dentes e unhas. O zinco ajuda o sistema imunológico no combate aos radicais livres, e não podemos esquecer a ação do iogurte na flora intestinal, ajudando a equilibrar a absorção de nutrientes e a regular o trânsito intestinal.

Ingredientes
  • 1 caixa de biscoito champanhe
  • 1 copo de leite desnatado
  • 1 colher de café de baunilha líquida
  • Suco de 2 limões e ½
  • Raspas de limão
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 copo de iogurte natural desnatado
  • 2 claras de ovos
  • ½ xícara de açúcar
Passo a passo

Para o preparo do creme de limão, misture o leite condensado com o iogurte e o suco de dois limões e leve ao fogo até engrossar. Reserve.

Para o preparo do creme branco, leve as claras de ovos e o açúcar ao fogo por aproximadamente um minuto até o açúcar derreter. Em seguida, bata na batedeira até esfriar. Reserve.

Para a montagem, misture o leite com o suco de ½ limão e a baunilha. Passe os biscoitos e monte uma camada no fundo do pirex. Derrame o creme amarelo e faça mais uma camada de biscoito passado no leite.

Para finalizar, arrume o creme branco sobre a última camada de biscoitos. Leve à geladeira e sirva gelado.




Joana Kamil é especialista em Nutrição Funcional, colaboradora do livro nutricional funcional. Atendimento em consultório, personal diet, consultoria, dinâmicas de grupo
empresarial, palestras e treinamentos.