Com?rcio tem movimento atépico na v?spera do feriado

Por

Comércio tem movimento atípico na véspera do feriado Tradicionalmente, data costuma representar baixas no setor. No entanto, lojistas registraram aumento nas vendas, comparando com as segundas-feiras normais 

Pablo Cordeiro
Repórter
6/9/2010

O feriado na terça-feira, 7 de setembro, faz com que muitos estabelecimentos, como instituições de ensino e repartições públicas, não funcionem. Com isso, muitos juizforanos veem como uma oportunidade de emendar a segunda-feira, 6, e colocar o pé na estrada já no sábado,4. Com essa evasão, o natural é que as ruas da cidade fiquem vazias e o comércio amargue prejuízos, não só do feriado, quando no Centro as lojas não abrem, como também na véspera. No entanto, o que aconteceu nesta segunda superou as expectativas e refletiu justamente o oposto: ruas lotadas e lojas abarrotadas.

Para comerciantes, como a vendedora de uma loja de bolsas e acessórios femininos, Suelen Mayra, o feriado favoreceu as vendas e, em comparação com segundas-feiras tradicionais, o lucro atingiu 30%. "As vendas vão até compensar o feriado na terça", destaca Suelen.

Outra que viu os lucros subirem foi a gerente de uma loja de vestuário feminino, Ana Maria da Silva. "Não esperava esse movimento. Com o feriado na terça, muita gente compra no sábado. Comparado com outras segundas, o movimento foi 35% maior", defina.

Para Ana Maria, a explicação para essa movimentação são as pessoas que vêm de outras cidades, aproveitando o feriado prolongado. "Tem muita gente que não é de Juiz de Fora. Muita gente sai para viajar, mas muitas pessoas também vêm para a cidade", aponta. Para a assessora de comunicação de um shopping localizado no bairro Cascatinha, Mônica Machado, o percentual de vendas no estabelecimento, que terá as lojas funcionando no feriado, é grande, justamente pelas pessoas que são de fora da cidade.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken