E que tudo termine em pizza

Ana Let?cia Sales - 2/08/2002

Domingo ? noite e pinta aquela fome? O que fazer? Pizza, ? claro! Nada melhor para alegrar o final de semana ou mesmo para reunir os amigos para um bate-papo. As pizzas podem ter as mais inusitadas coberturas, desde as simples at? as doces ou mais sofisticadas. Aprenda aqui com as dicas do S? Sabor a fazer esse prato e deixe que tudo acabe em pizza! ? s? clicar nos nomes das pizzas.

Quando tudo come?ou em pizza


A hist?ria da pizza come?ou h? 6 mil anos com os eg?pcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com ?gua. Outros afirmam que os pioneiros s?o os gregos, que faziam a massa ? base de farinha de trigo, arroz ou gr?o-de-bico e assavam em tijolos quentes. Para nossa sorte a novidade foi parar na It?lia, onde era um alimento para os pobres, no sul do pa?s.



Foram os napolitanos que passaram a acrescentar molho de tomate e or?gano ? massa, que era dobrada ao meio e devorada como se fosse um sandu?che. Quem tinha um pouco mais de dinheiro colocava queijo, peda?os de ling?i?a e ovos por cima. A partir do s?culo XVI, a novidade logo se espalhou pelo mundo. A primeira no formato redondo foi criada por Rafaelle Esposito, em 1889, para ser servida ? rainha Margherita, da It?lia, foi enfeitada com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjeric?o (verde) e tomate (vermelho). Da? surgiu a t?o famosa e deliciosa Pizza Marguerita.

Sabores para todos os paladares


Se voc? gosta das tradicionais pizzas com tomate, queijo, or?gano e muito sabor e recheio, experimente a Pizza Portuguesa, a cl?ssica Pizza de Frango ou a saborosa Pizza de Champingnon que v?o fazer a fam?lia e os amigos sentirem com gostinho de quero mais.

Mas n?o esque?a de experimentar os sabores mais inovadores que v?o fazer voc? revirar os olhinhos. Fa?a as inusitadas e muito gostosas Pizza ao Funghi, Pizza Alho e ?leo ou ainda a Pizza ao Creme de Milho Verde. Tente tamb?m as ex?ticas Pizza 3 Queijos com Nozes e a Pizza ao alho com Cebola Roxa.


Aproveite e fa?a as pizzas tem?ticas, que fazem refer?ncias a localidades brasileiras: Pizza Mineira, a Pizza Chapad?o e a Pizza Bauru, al?m das internacionais Pizza Alem? e a Pizza ? Romana. At? mesmo para a sobremesa existem sabores deliciosos de pizza. Para saborear depois das pizzas salgadas: Pizza de Ma??.


Dia da Pizza


O Dia da Pizza ? comemorado desde 1985. A data foi institu?da pelo ex-secret?rio de turismo, Caio Lu?s de Carvalho, quando realizou um concurso estadual que elegeria as dez melhores receitas de pizza de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemora??o.



Acesse as receitas e m?o na massa! Basta clicar nos nomes dos pratos.


Clique aqui e cadastre suas receitas no S? Sabor.