Cal Coimbra Cal Coimbra 21/08/2008

As vantagens do implante coclear

Sabemos que a audi??o envolve a participa??o de redes neurais, bastante complexas, ainda n?o totalmente descobertas em suas pesquisas. Mas podemos considerar o implante coclear como o maior avan?o em termos de recupera??o auditiva aos que apresentam surdez severa e profunda e o Aparelho de Amplifica??o Sonora Individual (AASI), convencional, n?o consegue restabelecer a audi??o perdida de pessoas que contra?ram surdez por uso de algum medicamento otot?xico, ou por doen?as, como a meningite.

O implante coclear chegou para tentar substituir as fun?es da orelha interna, a c?clea, que leva impulsos neurais, codificados no c?rtex cerebral.

A partir de um ano de idade a crian?a ou ao adulto s?o avaliados por uma equipe interdisciplinar, que envolve a medicina, a assist?ncia social, a psicologia e a Fonoaudiologia, ci?ncia da comunica??o humana, vem atuar na recupera??o ou mesmo na habilita??o comunicativa, com a fonoterapia em centros especializados, ap?s a cirurgia do implante coclear, que ? um dispositivo eletr?nico.

Os melhores resultados s?o observados em crian?as que ainda n?o falam, que est?o na fase pr?-ling??stica, fase esta que culmina com a preven??o de futuras altera?es de linguagem.

Nos adultos que j? foram ouvintes e falantes, o progn?stico ? tamb?m favor?vel no processo de recupera??o da fala.

Embora o implante coclear ainda n?o atinja a todas as classes sociais, por ser uma cirurgia dispendiosa, acima de 50 mil reais, algumas cidades brasileiras, Natal, Campinas e S?o Paulo j? recebem pacientes do SUS. Ainda chegaremos l?, permitindo a todos que necessitarem de nossa aten??o profissional. Em Belo Horizonte a cirurgia ainda ? paga pelo paciente.

Para o ato cir?rgico, o dispositivo ? composto por duas partes. A interna, onde o dispositivo ? inserido at? a c?clea. Depois da cicatriza??o cir?rgica, ? que se coloca um outro dispositivo do lado externo do ouvido, composto de microfone, que capta o som, um processador de fala e uma antena para transmitir o som, com dois cabos. A partir deste momento a pessoa come?a a ouvir. ? de fato fant?stico! ? hora da equipe estar pronta para receber a pessoa com uma nova vida, pronta para ouvir os sons que envolvem todos os ambientes que ela estar? em contato a partir deste momento.


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com