Top of Mind 2000

Pesquisa revela marcas
mais lembradas pelo juizforano

Luciana Mendon?a
17/01/2001

O resultado da ?ltima e principal pesquisa de marcas comerciais de Juiz de Fora j? pode ser consultado gratuitamente no JFService. Divulgada com exclusividade no portal, pelo terceiro ano consecutivo, a Top of Mind 2000 apresenta informa?es estrat?gicas para empres?rios e ag?ncias de marketing.

Realizada pela Perfil Pesquisa e Consultoria, a Top of Mind tem por objetivo estabelecer um diagn?stico do mercado local, a partir do conhecimento das marcas mais lembradas pelo consumidor da cidade. Dentre os segmentos pesquisados, est?o marcas, produtos, ind?strias, com?rcio e servi?os.

Os dados revelam qual ? o primeiro nome que vem ? cabe?a das pessoas quando elas pensam em determinada categoria, como uma loja de inform?tica, ou um supermercado, por exemplo. Assim como ocorreu em 1999, ? poss?vel, tamb?m na pesquisa de 2000, observar as oscila?es do ranking em rela??o aos anos anteriores.

Os empres?rios interessados podem obter relat?rios detalhados sobre seu segmento de mercado. As informa?es podem auxiliar na escolha de novas estrat?gias de marketing a serem adotadas pelas empresas e podem ser adquiridos via Internet, na home-page da Top of Mind 2000.


Leia tamb?m:


Metodologia da Top of Mind

A pesquisa, realizada em dezembro de 2000, baseou-se em uma amostra estratificada, ou seja, de acordo com o perfil da popula??o de Juiz de Fora. Assim como nos anos anteriores, 605 pessoas foram entrevistadas, em toda a cidade, conforme pondera??o por bairro, regi?o, sexo, faixa et?ria e escolaridade.

Os pesquisadores foram instru?dos para entrevistar somente pessoas com idade acima de 16 anos, que se encontravam em seus domic?lios (e n?o circulando nas ruas). A cidade foi dividida em 10 regi?es e em cada uma foram sorteados bairros e ruas para a investiga??o.

Pesquisa indica que juizforanos
t?m alto potencial de consumo

Durante as entrevistas da Top of Mind 2000, os pesquisadores procuraram saber tamb?m qual ? o perfil s?cio-econ?mico e de consumo dos juizforanos. Dentre outras informa?es, apurou-se quais os tipos de bens e servi?os que os entrevistados possuem. As conclus?es s?o reveladoras.

De acordo com o pesquisador da Perfil, Eduardo Cond?, Juiz de Fora est? atingindo um padr?o de primeiro mundo no tocante a posse de bens de consumo e acesso aos equipamentos urbanos. ?? grande o percentual de pessoas que t?m fog?o, geladeira, televis?o, ?gua encanada, sistema de esgoto.?

E para os interessados no crescimento do n?mero de pessoas com acesso ?s novas tecnologias, a pesquisa tr?s uma informa??o nova: 24% dos entrevistados acessam a Internet, seja de casa, da escola ou do trabalho. Para compararmos os dados, a m?dia de internautas nos nove principais mercados brasileiros (S?o Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Distrito Federal) ? de 19%, conforme indicou a 8? edi??o da Pesquisa Internet POP, do IBOPE, realizada em agosto e setembro de 2000. Isso significa que a popula??o de Juiz de Fora tem mais acesso ? Internet (24%) do que a das principais capitais do pa?s (19%), o que confirma as afirma?es do pesquisador Eduardo Cond?, citadas no par?grafo acima.

O que ? a pesquisa Top of Mind

A pesquisa Top of Mind ? um levantamento amostral relativo ? primeira lembran?a de marcas, produtos e servi?os presentes no mercado de Juiz de Fora. Sua relev?ncia est? associada ? penetra??o no imagin?rio da popula??o dos produtos e servi?os questionados. Trata-se, portanto, de uma sondagem do mercado que pode auxiliar os empres?rios a pensarem ou re-pensarem suas estrat?gias publicit?rias. Mediante o cruzamento de informa?es obtidas na pesquisa, ? poss?vel obter dados significativos em cada categoria analisada.

A metodologia utilizada na pesquisa Top of Mind foi desenvolvida pela primeira vez nos EUA, no final da d?cada de 50, por Thomas Springfield. O modelo foi empregado, no in?cio dos anos 90 no Brasil, pelo jornal Zero Hora e, a partir da?, tornou-se parte fundamental de qualquer estrat?gia de marketing. Em Juiz de Fora, o m?todo vem sendo empregado h? quatro anos pela Perfil Pesquisa e Consultoria.