Juiz de Fora ganha maternidade especializada em gestação de risco

Por

Sexta-feira, 29 de agosto de 2008, atualizada ?s 15h59

Juiz de Fora ganha maternidade especializada em gesta??o de risco


*Da Reda??o

Foi inaugurada a Maternidade Viva Vida do Hospital Dr. Jo?o Penido, no bairro Grama, especializada em gesta??o de risco nesta sexta-feira, dia 29 de agosto. A maternidade vai oferecer 30 vagas para gestantes e dez leitos de Unidade Intermedi?ria Neonatal (modelo de atendimento com complexidade entre a UTI e a enfermaria).

A previs?o ? de que 150 a 200 partos devem ser realizados por m?s na nova estrutura. Foram gastos R$ 3,35 milh?es entre obras f?sicas e aquisi??o de equipamentos e materiais.

O evento contou com a presen?a do secret?rio de Estado da Sa?de, Marcus Pestana que, acompanhado do prefeito Jos? Eduardo Ara?jo, conheceu as instala?es.

Segundo o diretor do hospital, M?rcio Itaborahy, a maternidade conta com quatro leitos neonatais reservados para o M?todo Canguru. A iniciativa oferece ?s m?es a oportunidade de participar dos cuidados de seu beb?, at? que ele possa atingir o peso ideal (m?nimo de 2500g). Trata-se de uma forma de contato "pele a pele" entre a m?e (ou pai e outros familiares) e o beb? prematuro. O beb? deve vestir apenas uma fralda para ser colocado em contato com o corpo da m?e. Com isso, ganha peso mais r?pido e diminui o tempo de interna??o.

*Com informa?es com base no release enviado pela Prefeitura de Juiz de Fora