Juiz de Fora: cidade receptiva
Taxa arrecada verba para atrair eventos para cidade

Avenida Rio Branco Deborah Moratori
17/06/03

Desenvolver a atividade tur?stica em Juiz de Fora, vender a cidade l? fora para fazer com eventos, feiras e semin?rios aconte?am aqui. Esse ? um dos principais objetivos da room tax, taxa de hospedagem internacionalmente conhecida e utilizada com sucesso em hot?is de v?rias cidades.

"A room tax ? uma proposta do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau arrecadada pelo setor hoteleiro junto aos seus h?spedes", explica a coordenadora do JFC&VB, Simone Maia Lima. "? um sistema de cobran?a que, em Juiz de Fora, varia de R$ 0,70 a R$ 1,00 por di?ria, de acordo com os servi?os que o hotel oferece".

Em v?rias cidades do mundo, a room tax ? a principal fonte de recursos para os convention bureaux. O dinheiro arrecadado por esses ?rg?os ? revertido na produ??o de material para divulga??o das cidades como destino tur?stico. S?o mapas, guias, folderes, propagandas para mostrar a estrutura e o potencial de Juiz de Fora, no caso do JFC&VB, para sediar eventos. A verba tamb?m ? usada como aux?lio nas viagens para capta??o desses eventos.

Museu Mariano Proc?pio Centro de Estudos Murilo Mendes Centro Cultural Bernardo
Mascarenhas

Paga quem quer
Em Juiz de Fora a taxa est? sendo arrecadada desde janeiro por dez hot?is que s?o mantenedores do Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau. A room tax ? cobrada no check-out junto ? fatura apresentada ao h?spede. O valor da taxa ? calculado de acordo com o n?mero de di?rias, sendo que o pagamento ? opcional. O h?spede pode contribuir com o valor que desejar, podendo este ser inferior ao n?mero de di?rias.

Cal?ad?o da Halfeld "A decis?o de efetuar o pagamento ou n?o ? somente do turista, mas ? importante que ele saiba que esse dinheiro ser? usado para melhorar o atendimento na cidade", informa a coordenadora do bureau. Ela explica que n?o est? havendo rejei??o quanto ao pagamento da taxa. "A room tax ? uma cobran?a internacional, os clientes habituados a se hospedarem em hot?is j? est?o acostumados".

O JFC&VB ? uma associa??o sem fins lucrativos que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento tur?stico sustent?vel da cidade atrav?s da capta??o, gera??o e incremento de eventos em geral, especialmente os de natureza cultural. A associa??o tem o objetivo de atrair e aumentar o fluxo de visitantes na cidade, bem como de promover o desenvolvimento e a difus?o cultural, cient?fico, tecnol?gico e art?stico.