Guardar moeda no cofrinho é mania de crianças e adultos

Por

Guardar moeda no cofrinho j? virou mania entre adultos A medida faz com que muitas moedas fiquem paradas em casa, dificultando o troco no com?rcio e gerando gastos p?blicos para a emiss?o de novas


Daniele Gruppi
Rep?rter
02/09/2008

Engana-se quem pensa que guardar dinheiro em cofrinhos ? uma mania apenas das crian?as. Atualmente, os adultos tamb?m t?m adotado a medida. De moeda em moeda, pode-se economizar um pouco e ainda acumular uma boa quantidade de dinheiro.

A faxineira Dulcicl?ia Concei??o Luciana, 30 anos, h? dois anos tem o h?bito de guardar moedas nos cofres de casa. O costume come?ou quando seu filho ganhou o objeto e ela come?ou a incentiv?-lo a juntar dinheiro para comprar um videogame.

Dulcicl?ia afirma que todas as moedinhas que recebe em troco vai guardando, mas ela revela ter um pouco de dificuldade para poupar. "?s vezes, quando estou precisando de dinheiro, lembro que tem guardado. "No final do ano, ?poca em que mais ganho um trocado, consigo economizar mais".

A cabeleireira Vangela Dias Barros j? conseguiu economizar R$ 150 com o cofrinho. "N?o consigo juntar muito, sempre tiro antes. Na hora do aperto, recorro ao cofrinho e me ajuda bastante. De pouquinho em pouquinho, ? poss?vel conseguir um bom resultado".

Para o economista Jos? Jamil Adum (foto abaixo), cada consumidor tem uma caracter?stica de poupan?a. Ele diz que a utiliza??o do cofrinho pode ter duas explica?es: uma ? a incompreens?o sobre outras formas de poupar e a outra ? devido ao valor baixo, que pode n?o compensar investimentos com ele".

Como as moedas t?m ficado paradas nos cofrinhos, gavetas e cantos das casas, quem precisa de troco reclama pela falta delas no mercado. Jamil afirma que isso pode acarretar um gasto p?blico para a emiss?o de novas. A circula??o de moedas ?, portanto, ben?fica, pois al?m de gerar oferta de troca no com?rcio, o governo gasta menos com a produ??o de novas moedas.

Ele conta que h? profissionais n?o formais se aproveitando dessa mania. "Muitos estabelecimentos precisam de trocados e, ?s vezes, precisam recorrer a profissionais n?o formais para efetuar a troca do dinheiro por moedas. Essas pessoas acabam tirando vantagens, cobrando juros. Isso cai na lei b?sica da economia, que ? a da oferta e demanda".

Formas de poupar
Guardar moedas nos cofrinhos pode n?o ser a melhor op??o para poupar, j? que n?o permite que o consumidor tenha rendimentos. Existem v?rias op?es de investimentos, mas qualquer um que for escolhido pode ter riscos. O economista afirma que a poupan?a ? o de menor risco, sendo que o de maior ? apostar em a?es. "T?m investidores na bolsa que s?o independentes e t?m institui?es que auxiliam os interessados".

H? algum tempo atr?s era comum as pessoas comprarem d?lar para vender quando a moeda estivesse valorizada. Com a disparidade atual do c?mbio, Jamil considera que o neg?cio n?o traz mais muitos benef?cios. O mesmo vale para o euro.

"T?m autores que aconselham aplicar em aposentadoria privada, j? que no final de um per?odo entre 15 a 20 anos, o retorno pode valer a pena. T?m pessoas que preferem investir em casa pr?pria. A escolha do investimento varia de acordo com o perfil do consumidor (se ? casado, solteiro, se t?m filhos, dentre outras caracter?sticas) e tamb?m com as experi?ncias passadas".

Jamil aconselha ao consumidor que quer poupar e ter bons rendimentos a pensar no tempo em que o dinheiro pode ser empregado, no montante e no risco que quer correr.