Sexta-feira, 4 de abril de 2014, atualizada às 09h43

Alberto Pinto Coelho toma posse como governador de Minas Gerais

Alberto Pinto Coelho

O vice-governador Alberto Pinto Coelho (PP) toma posse como governador do estado de Minas Gerais nesta sexta-feira, 4 de abril. Ele substitui Antonio Anastasia (PSDB), que se desincompatibiliza do cargo em atendimento à legislação eleitoral e busca uma vaga no Senado Federal nas eleições de outubro.

A cerimônia de posse, que será realizada a partir das 10h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O presidente da casa, o deputado estadual Diniz Pinheiro (PP) dará posse ao novo governador. A partir das 12h, acontece a cerimônia de transmissão de cargo no Palácio da Liberdade.

Alberto Pinto Coelho nasceu no dia 3 de outubro de 1945, no município de Rio Verde (GO), e aos três anos de idade retornou com sua família para Belo Horizonte, Minas Gerais. Graduou-se em Administração de Empresas e acumulou mais de 30 anos de experiência no setor de telecomunicações, sendo 27 deles como gestor de empresa pública. Foi presidente da Assembleia Legislativa, conquistada em 2007, cuja reeleição, em 2009, contou com o apoio de 74 dos 77 deputados estaduais.

Atuação no Legislativo

Em 1994, Alberto Pinto Coelho elegeu-se deputado estadual pelo Partido Progressista (PP) e cumpriu quatro mandatos consecutivos, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Graças à sua liderança no parlamento mineiro, entre 2007 e 2009 Alberto Pinto Coelho presidiu o Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do país.

Atuação no Executivo

Em outubro de 2010, Alberto Pinto Coelho foi eleito vice-governador na chapa encabeçada por Antonio Anastasia. Entre suas atribuições como vice-governador, por delegação expressa do então governador, presidiu oito comitês temáticos, com destaque para o Comitê Gestor das Copas das Confederações e do Mundo, o Comitê de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e o Comitê de Políticas para a Juventude. Presidiu também a Comissão Especial do Projeto Jaíba I e II e coordenou os Fóruns do Café, do Leite e da Cachaça Artesanal.

Com informações da Agência Minas

ACESSA.com - Alberto Pinto Coelho toma posse como governador de Minas Gerais