Escolas de Juiz de Fora tomam medidas de prevenção contra a gripe A

Por

Segunda-feira, 3 de agosto de 2009, atualizada às 17h

Escolas de Juiz de Fora tomam medidas de prevenção contra a gripe A

Da Redação

Em Juiz de Fora, as instituições de ensino tomam medidas de prevenção contra a gripe suína, causada pelo vírus influenza A ou H1N1. Além de adiarem o retorno das aulas até o dia 10 de agosto, as escolas convidam professores a participarem de treinamentos, preparam cartazes e folders explicativos, dentre outras iniciativas.

Na próxima quinta-feira, 6 de agosto, será realizado o Dia D de comunicação para o enfrentamento da nova gripe, quando a Secretaria de Estado de Saúde (SES) através da Gerência Regional de Saúde (GRS), vai transmitir informações pelo Canal Minas Saúde às unidades básicas de saúde. A Superintendência Regional de Ensino pede que as escolas entrem em contato com os profissionais para que eles possam ir a um posto assistir ao programa.

A Secretaria Municipal de Saúde avalia ainda se é viável promover uma capacitação com os professores da rede municipal. Se ocorrer, haverá aglomeração de pessoas, o que deve ser evitado, segundo o Ministério da Saúde. Apesar da suspensão das aulas, as escolas municipais estão abertas para orientar os alunos e a comunidade sobre a gripe A. Cartazes são confeccionados para serem afixados nas instituições.

Alguns estabelecimentos da rede particular estão adquirindo gel higienizador para disponibilizar nos banheiros e corredores dos estabelecimentos. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, recomenda outras medidas, como disponibilização de papel toalha e sabonetes líquidos. Ivander aconselha a não beber água em bebedouros. Mesmo que os dias estejam frios, o subsecretário ressalta a importância de manter as janelas abertas. "Os locais devem ser ventilados para permitir a oxigenação."

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ainda discute quais os procedimentos preventivos serão adotados. A assessoria de comunicação adiantou que os trotes devem ser evitados, já que há a aglomeração de pessoas.

Situação da doença em Juiz de Fora

Conforme o subsecretário, existem dez pacientes internados com suspeita da doença em Juiz de Fora. Até a última sexta-feira, dia 31 de julho, eram cinco. Ao todo, já foram notificados 23 casos da doença, nove foram descartados e 14 aguardam resultado de exame. Como as análises estão concentradas em um único instituto no país, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, há uma sobrecarga e, por isso, não há previsão para divulgar os resultados dos exames.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes