Sopas, caldos e canja...

:::13/05/05

Com este tempo frio d? vontade de comer algo bem quentinho, n?o ?? Que tal voc? aprender algumas sopas, creme e canjas pra l? de gostosas? ? tudo muito simples e, com certeza, vai esquentar rapidinho... Al?m disso, as receitas que separamos, ensinam voc? a fazer um ?timo uso do seu forno de microondas. Tudo baseado na filosofia do tempo seguro. Voc? pode fazer mil e uma coisas na sua cozinha e n?o vai gastar muito tempo. Vamos l?...

Sopa de Vegetais:
Ingredientes: 3 fatias de bacon; 1 x?cara de ch? de salsa picada; ? de x?cara de cebola picada; 2 x?caras de ch? de batatas em cubos; 1 x?cara de cenoura em fatias finas (processador); 1 litro de ?gua dissolvido com 2 cubos de caldo de carne; 1 lata de ervilhas.

Preparo: Num recipiente fundo misture o bacon, a salsa e a cebola e leve ao microondas por 4 a 6 minutos na pot?ncia alta, Hi, forte, 100%, M?xima ou dez, at? o bacon fritar. No mesmo recipiente, coloque os outros ingredientes tampado, levando ao forno de microondas por 12 minutos ou at? os legumes ficarem macios, na pot?ncia ALTA. Mexa na metade do tempo de cozimento. Tempere a seu gosto e volte novamente ao Micro por mais 7 minutos- pot?ncia alta, para ficar bem quentinha.

Sopa de ab?bora - fin?ssimo este prato
Ingredientes: ? kg de ab?bora madura cortada em cubos; 1 lata de creme de leite; 2 tabletes de caldo de carne; 2 colheres de sopa de manteiga; 50 gr. de queijo ralado; ? x?cara de ch? de pur? de tomate.

Preparo: Numa vasilha, funda coloque a ab?bora e o creme de leite, levando ao forno de microondas por 12 minutos- alta. Ou ent?o at? que a ab?bora esteja macia. Mexa ocasionalmente, tampado. Retire do forno, passe no liquidificador, juntando um pouco de ?gua se necess?rio. Volte o refrat?rio vazio, ao microondas, com a manteiga por 1 min- alta. Adicione a ab?bora batida, o pur? de tomate, o caldo de carne esfarelado, dissolvido num copo de ?gua fervente e o queijo ralado. Verifique os temperos e volte ao Micro por 7 min.- alta, servindo muito quente.

NOTA: Esta sopa pode ser servida, dentro de uma moranga bem vermelha como sopeira. Coloque a moranga lavada dentro do micro, cozinhando por 10 minutos- ALTA. Fa?a o resfriamento r?pido e retire a polpa com uma colher ou um boleador. A tampa ser? retirada mais na parte de cima, conforme mostrado em aula.

Caldo verde:
Ingredientes: ? kg de batatas; 2 x?caras de couve, cortada bem fininha; 100 gr. de toucinho defumado picadinho; 1 colher de sopa de manteiga; 1 dente de alho a gosto; 2 tabletes de caldo de carne; 1 ? de ?gua.

Preparo: Num refrat?rio redondo e fundo, coloque a manteiga e o toucinho defumado em cubinhos. Leve ao Micro por 4 a 5 min.- alta. Acrescente a ?gua, o caldo de carne e volte ao Micro por 14 minutos, tampado at? ferver. Junte as batatas cortadas ao meio e retorne ao Micro por 8 min., em dois tempos. Sempre tampado. Depois de cozidas, retire-as com um pouco de caldo e bata no liquidificador. Volte as batatas trituradas ao refrat?rio, coloque a couve picada e leve ao forno por 5 min. at? ferver. Sirva quente.

Sopa canadense:
Ingredientes: 1 batata grande picada; 1 cebola triturada no processador; 1 cenoura grande ralada no processador; 1 x?cara de ch? de ?gua; 1 x?cara de ch? de caldo de galinha; 1 x?cara de leite; 1 ? x?cara de ch? de queijo prato palhado ou ralado.

Preparo: Coloque a batata, a cebola e a cenoura e ?gua num recipiente com tampa e leve ao Micro por 12 a 15 minutos - alta, at? que os vegetais cozinhem bem. Mexa ao t?rmino do 1? tempo de cozimento e junte o caldo de galinha , o leite e o queijo. Tampe novamente e leve ao Micro por 5 min.- ALTA. Mexa bem para o queijo derreter e ligar.

Canja:
Ingredientes: 1 peito de frango; sal e pimenta do reino ? gosto; ? x?cara de ch? de arroz; 1 litro de ?gua com 1 tablete de caldo de galinha; salsa e cebolinha a gosto.

Preparo: Colocar numa vasilha de sopa, ?leo (m?nimo) e um pouco de tempero. Leve ao micro - tampado por 2 min.- alta. Jogue o frango j? temperado, junto com o arroz e dar uma refogada nos dois, por 4 minutos - alta. Jogue ent?o a ?gua, dilu?da com 1 tablete de caldo de galinha e verifique o tempero. Tampe e leve ao Micro por 10 min - m?dia, em dois tempos. O frango estar? cozido, quando a ?gua sair clara. Polvilhe bastante salsa e cebolinha e sirva bem quente. ?tima para dias frios e excelente para um dia de festas, no final, curando ressaca.

Creme de agri?o com batatas
Ingredientes: 1 ma?o de agri?o bem lavado; 1 colher de sobremesa de ?leo ou manteiga;1 ? de x?cara de ch? de batatas descascada e cortada em cubinhos; 3 x?caras de caldo de galinha; 1 x?cara de leite; sal a gosto.

Preparo: Lave o agri?o, aproveitando os talos mais tenros, pique-os grosseiramente e cozinhe na manteiga ou ?leo por 5 minutos-ALTA. T?o logo comece a amolecer, acrescente as batatas, o caldo e cozinhe por 10 minutos-ALTA. Bata no liquidificador. Leve novamente ao Micro e acrescente o leite para diluir. Tempo de aquecimento - alta , mais 5 minutos.

Sucesso e bom apetite!



Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de culin?ria com
a culinarista Cristina Dutra

Cristina Dutra ? consultora de Culin?ria,
ministra Cursos de Congelamento,
Microondas e Culin?rias variadas.
Saiba mais, clicando aqui!