Nome do Colunista Carolina Lopes 7/07/2016

Inadimplência x Controles Financeiros

foto

Uma pesquisa realizada pelo Serasa para traçar o Mapa da Inadimplência no Brasil aponta que os Donos de Negócio se destacam com o maior número: 41% dos indivíduos que estão inadimplentes. Esta pesquisa, mesmo sendo de 2014, pode gerar uma discussão sobre as possíveis causas deste acontecimento.

Acredita-se que sabendo gerenciar melhor os recursos financeiros, o empresário pode evitar endividamentos desnecessários que acabam gerando insolvência financeira. E isto vale tanto para as finanças pessoais quanto para as finanças empresariais. Isto é, ter uma boa Educação Financeira pode beneficiar empreendedores e seus negócios.

Pode-se dizer que o endividamento não está diretamente ligado ao porte da empresa, ou a renda do indivíduo, mas sim com a forma como os gestores administram as receitas e despesas pessoais e do empreendimento.

Por isso, mais uma vez, ressalta-se a importância das empresas manterem seu Controles Financeiros atualizados. Não basta apenas realizar um planejamento inicial na abertura do Negócio. É preciso acompanhar a evolução da saúde financeira da empresa constantemente. Assim, é possível prever, através de projeções financeiras, situações que requerem uma certa atenção. Da mesma forma, chama-se a atenção para a importância do planejamento financeiro pessoal. Afinal, se o gestor é educado a controlar seus recursos pessoais, automaticamente terá mais facilidade para gerir os recursos financeiros do seu empreendimento.

ACESSA.com - Inadimpl?ncia x Controles Financeiros