Paulinho Jones M?sico homenageia Renato Russo em s?rie de shows

Renato Costa
Colabora??o*
05/10/2006

Paulinho Jones fala sobre o "Tributo a Renato Russo", em homenagem ao poeta. Leia tamb?m a mat?ria feita com o cantor em 2005



foto do Paulinho Jones

O cantor Paulinho Jones (foto ao lado) inicia, a partir de novembro, uma s?rie de shows pela cidade homenageando Renato Russo. S? no primeiro m?s o artista tem oito apresenta?es agendadas.

Paulinho criou a homenagem lembrando uma d?cada sem Renato Russo. "S?o dez anos sem a presen?a do artista que marcou uma gera??o, e influenciou de maneira significativa o cen?rio musical do pa?s", explica.

A id?ia do cantor ? de criar um estilo pr?prio nos seus shows, como fez no tributo a Cazuza. "N?o pretendo fazer um cover, mas uma releitura das m?sicas do Renato, mesclando entre hits de quando estava na Legi?o Urbana e can?es da sua carreira solo, como a can??o italiana La Solitudine", conta.

Paulinho tem oito shows j? marcados para novembro, e no dia 1? ele estr?ia o "Tributo a Renato Russo".

A paix?o pela m?sica

A hist?ria de Paulinho com a m?sica come?ou bem cedo, quando ele tinha, mais ou menos, cinco anos. As influ?ncias, que segundo o cantor, n?o foram diretas, v?m da m?e, que toca viol?o, e do tio, que ? maestro. J? de in?cio, ele escolheu um instrumento bem ex?tico e sofisticado para um menino: o saxofone.

Com a idade, o sonho de ser m?sico foi crescendo e Paulinho recorda que ficava horas e horas se dedicando ao of?cio. "Enquanto o pessoal estava indo jogar bola, eu ia ensaiar, montar banda. Sempre tive uma bandinha, uma apresenta??o para montar. Acho que est? no sangue", declara. Seu instrumento preferido? A garganta. Seu grande objetivo sempre foi cantar. "Queria ser vocalista de uma banda de rock", diz.

O trecho acima foi retirado da entrevista concedida ? rep?rter Renata Cristina, em 2005

Um pouco sobre o homenageado: Renato Russo

Nascido numa fam?lia de classe m?dia, Renato Russo ? considerado um dos grandes compositores do rock brasileiro, ao lado de Raul Seixas e Cazuza. O cantor fundou a Banda Legi?o Urbana, que o acompanhou de 1982 at? 1996, data de seu falecimento. Em sua discografia ainda contam discos de sua carreira solo, gravador em ingl?s e em italiano. Assim como Cazuza, Renato Russo faleceu em raz?o da Aids (era soropositivo desde 1990), mas jamais revelou publicamente sua doen?a. Morreu em seu apartamento, no Rio de Janeiro, pesando apenas 45 quilos. Seu corpo foi cremado no dia seguinte, dia 12 de outubro, no cemit?rio do Caju.