Decoração

Por

Acerte na escolha de seu sof?
Na hora de escolher o sof? da sala, leve em conta alguns fatores, como qualidade, estilo, propor??o, funcionalidade, conforto e pre?o

Djenane Pimentel
03/12/04

Confira a galeria de fotos (clique no ?cone ao lado) e escolha o sof? que mais tem a ver com a sua casa... S?o mais de trinta op?es diferentes!!!

S?o tantos fatores a serem levados em conta na hora de adquirir um sof? que ? comum ficar ansioso e passar horas e horas visitando lojas e profissionais. O m?vel, pode-se assim dizer, ? o ponto de partida quando se deseja decorar uma casa, por ser o item fundamental da sala, al?m de ocupar um espa?o estrat?gico e muito vis?vel. ? tamb?m, a partir dele, que se vai definir os outros m?veis da casa. Por tantas raz?es, o sof? deve mesmo ser escolhido com calma, pois n?o h? nada pior do que perceber que a compra foi inadequada.

Segundo o decorador, Walmer Ant?nio Riani, os sof?s tamb?m seguem as tend?ncias da moda (principalmente de Mil?o) e as tend?ncias, no momento, s?o: linhas mais retas, couro natural e cores claras, embora o preto e o marrom nunca saiam de moda. Algumas dicas tamb?m s?o importantes, fique atenta:

  • Ao visitar uma loja ou fornecedor, anote todas as medidas do sof? pretendido. Segundo Walmer, antes da compra, a pessoa deve certificar-se de que o sof? ou poltrona cabe no espa?o dispon?vel e se combina com o mobili?rio restante (caso este j? tenha sido comprado).

  • "Tente construir um ambiente ?nico, com m?veis grandes", aconselha o decorador. De acordo com Walmer, dividir o espa?o em v?rias salinhas pequenas, com diferentes sof?s, polui o ambiente e n?o deixa espa?o para circula??o. Ou seja, est? por fora.

  • As disposi?es podem ser bem variadas: tudo vai depender do seu espa?o e criatividade. Uma combina??o cl?ssica ? dispor em L dois sof?s de dois lugares, com uma mesa lateral no canto. Na sala de TV, o estofado pode ter apoio de um pufe, que faz as vezes da mesa de centro e ainda acomoda os p?s.

  • Para n?o errar, prefira usar sof?s de um mesmo modelo, preferencialmente revestido com tecido de tom neutro, em vez dos estampados.

  • Casas de campo e praia merecem estofados pr?ticos e f?ceis de manter, como os revestidos com 100% algod?o, que podem ser lavados na m?quina, ou o nautolex, tecido imperme?vel importado, com apar?ncia de couro.

  • Todo cuidado ? pouco ao misturar sof?s e poltronas de diferentes estilos. Leve em conta que deve haver harmonia entre as formas e os materiais. Cuidado tamb?m ao misturar estampas.

  • Sof?s-cama s?o boa op??o para quem n?o tem onde acomodar h?spedes. Verifique a densidade do colch?o, que deve ser firme. N?o esque?a de checar tamb?m se o espa?o ? suficiente para acomodar o sof? aberto.


  • Al?m de ser uma tend?ncia, modelos com capas remov?veis s?o perfeitos para quem tem crian?a em casa. A manuten??o ? f?cil: sujou, ? s? lavar na m?quina.

  • A limpeza cotidiana deve ocorrer preferencialmente com aspirador de p?, que evita ac?mulo de poeira. Use pano limpo umedecido com ?gua morna e sab?o neutro, para retirar pequenas manchas.

  • Antes de mandar reestofar o m?vel, fa?a uma pesquisa para ver se realmente vale a pena trocar o revestimento. Algumas vezes fica mais barato comprar um sof? novo, principalmente em ?pocas de promo??o.

  • Agora, s? resta procurar um modelo que lhe agrade, combine com sua casa e seu or?amento. Quando estiver confortavelmente sentada em seu novo sof?, ? noite, vendo TV, vai ver que valeu a pena ter pensado em cada detalhe.

    Clique nas fotos para v?-las ampliadas