Quarta-feira, 6 de novembro de 2013, atualizada às 15h51

Usuários terão nova ferramenta para simular juros do cartão de crédito

Calculadora do cidadão simulará juros

Os clientes de cartão de crédito poderão simular o custo do financiamento da fatura do cartão de crédito e quantas parcelas serão necessárias para quitação dessa dívida quando o cartão não for pago integralmente à vista. Proposta como uma nova ferramenta da Calculadora do Cidadão, o recurso foi lançada pelo Banco Central (BC) nesta quarta-feira, 6 de novembro.

De acordo com o Banco Central, as simulações ajudam a entender a relação entre o custo dos juros e o pagamento do cartão. O dispositivo mostra que quanto maior for o pagamento da fatura à vista, menos juros serão pagos.

A ferramenta vai ajudar o consumidor a comparar o custo do financiamento do crédito rotativo do cartão com outras três opções de crédito: o crédito consignado, o crédito pessoal e o cheque especial. Para o BC, o consumidor ganha a possibilidade de avaliar diversas formas de financiamento e assim, fazer escolhas planejadas e conscientes na hora de pagar a fatura.

Outro benefício apontado pelo Banco Central é que a calculadora ajuda no entendimento do Custo Efetivo Total (CET), uma taxa que resume em um só número os juros, os encargos e as despesas incidentes sobre o financiamento, dando maior transparência ao que é efetivamente pago sobre uma dívida.

A Calculadora do Cidadão está no site do BC desde 1999 e atualmente é um dos aplicativos de finanças mais procurados na internet.

Com informações da Agência Brasil

ACESSA.com - Usu?rios ter?o nova ferramenta para simular juros do cart?o de cr?dito