Mulher: Beleza

Por

[php]insere("tit_adrianaemariaaugusta")[/php]

Artigo
Toxina botul?nica

:::28/03/2006

A primeira imagem que vemos em uma pessoa ? o rosto. Ele apresenta caracter?sticas que acabam dando um estilo pr?prio a cada um. A pessoa pode assim ter uma apar?ncia cansada, brava, tensa ou alegre, bem disposta ou tranq?ila.

A face apresenta v?rios m?sculos que se entrecruzam. Quando expressamos nossos sentimentos e emo?es como sorrir, ficar bravos ou espantados, ocorrem contra?es de v?rios grupos musculares .

Como as contra?es ocorrem milhares de vezes durante a vida, a face vai formando linhas que se tornam mais acentuadas, ficando mais vis?veis com o passar dos anos. S?o as chamadas rugas de express?o.

? importante salientar que existe uma diferen?a entre as rugas formadas pela contra??o da musculatura e as rugas que se formam na pele pelo envelhecimento provocado por v?rios fatores, como a exposi??o exagerada ao sol, fumo, hidrata??o inadequada que s?o rugas mais finas e superficiais.

A toxina botul?nica ? usada nas rugas de express?o. Estas rugas se formam principalmente na regi?o da testa, entre as sobrancelhas, na lateral dos olhos (p?s-de-galinha) e na lateral da boca.

At? a d?cada de 90 n?o existiam tratamentos est?ticos que conseguissem um bom resultado nestas rugas. M?dicos oftalmologistas que tratavam altera?es dos m?sculos das p?lpebras, estrabismo e outras doen?as oft?lmicas com toxina botul?nica, observaram que a medica??o que eles aplicavam na regi?o dos olhos atuava tamb?m sobre as linhas de express?o do rosto, diminuindo ou amenizando as marcas da face. .

A Neurologia tamb?m vem aplicando a toxina botul?nica na musculatura de v?rios pacientes que apresentam patologias, como paralisia cerebral, traumatismo craniano, derrames, les?es de medula, com o intuito de amenizar os quadros de espasticidade da musculatura, que ? a contra??o exagerada de certos grupos musculares com movimenta??o dif?cil. N?o existe limite de idade para a sua aplica??o, inclusive ? utilizada em crian?as menores de 12 anos.

A toxina botul?nica tamb?m pode ser usada no tratamento da hiper-hidrose, que ? o suor excessivo nas palmas das m?os, plantas dos p?s, axilas. Os resultados s?o satisfat?rios, duram de 3 a 12 meses dependendo do local aplicado. Sua aplica??o ? dolorosa.

Estudos foram se expandindo e hoje a aplica??o da toxina botul?nica (Botox, Dysport, Prosigne - marcas registradas) na est?tica m?dica ? uma das t?cnicas mais procuradas e realizadas no mundo.

A toxina ? uma prote?na de uma bact?ria chamada Clostridium botulinum. Apesar de ser uma aplica??o de toxina ? um procedimento extremamente seguro. In?meros estudos cient?ficos j? comprovaram sua efic?cia e seguran?a.

A inten??o ? levar o rosto a ter uma apar?ncia mais jovial e descansada. ? uma t?cnica simples, realizada em consult?rio, com uma sess?o. O procedimento n?o deixa cicatrizes, n?o realiza cortes sendo quase indolor. A aplica??o dura em m?dia 10 minutos.

Sempre deve ser realizada por um m?dico treinado e experiente, que tenha um grande conhecimento da anatomia facial e dom?nio da t?cnica de preparo e aplica??o do produto. Na consulta o paciente ? convidado a fazer movimentos de contra??o e relaxamento dos m?sculos para um estudo da localiza??o e marca??o dos pontos ideais. Essa marca??o ? bastante individual. Por isso a aplica??o n?o ? a mesma para todas as pessoas.

Na semana que antecede a aplica??o deve-se evitar o uso de aspirina, ginkgo biloba, antiinflamat?rios, vitamina E.

Indica??o
A maioria das aplica?es ? feita nas rugas faciais da testa, entre as sobrancelhas e p?s-de-galinha. Tamb?m podem ser feitas aplica?es nos l?bios, pesco?o e colo . Como em 80 % das mulheres ap?s 50 anos ocorrem diferen?as na altura das sobrancelhas, utilizando essa t?cnica ? poss?vel equilibrar pequenas altera?es, harmonizando mais a face.

? tamb?m o tratamento mais procurado pelos homens dentro da ?rea est?tica visto que as rugas diminuem sem mudar a express?o facial. N?o h? limite de idade tanto para come?ar quanto para deixar de fazer essas aplica?es. O comum ? ap?s os 35 anos.

Este tratamento ? contra-indicado para gr?vidas, m?es que est?o amamentando, pessoas que est?o apresentando infec?es no local da inje??o. Deve sempre ser aplicado em pessoas saud?veis. Pode ser usado como um procedimento ?nico ou como complemento p?s-cirurgia pl?stica facial, associado ao laser, peelings ou preenchimentos faciais.

O intervalo entre as aplica?es ? de, no m?nimo, 4 meses. A cada nova aplica??o a dura??o dos resultados ? mais longa. A tend?ncia ? que com a repeti??o freq?ente do tratamento os resultados sejam mais duradouros.

T?cnica de aplica??o

O paciente pode ficar sentado ou inclinado durante a aplica??o.
Os pontos de aplica??o s?o marcados.
Pode ser utilizado anest?sico em pomada 30 minutos antes.
Utilizam-se seringas e agulhas fin?ssimas descart?veis.
A aplica??o ? feita no m?sculo em micro gotas.
A sensa??o da picada ? leve e r?pida.


Ap?s aplica??o

  • O paciente pode retornar as suas atividades di?rias imediatamente.
  • Deve-se evitar exerc?cios f?sicos pesados nas primeiras 48 horas.
  • Evitar deitar ou manipular o local durante quatro horas.
  • N?o h? restri?es para a exposi??o ao sol.
  • Os efeitos colaterais s?o raros como: dores de cabe?a , pequenas manchas roxas, incha?o, dificuldade de foco visual (revers?veis).
  • Abaixamento da p?lpebra e sobrancelhas tamb?m s?o revers?veis.
  • Os resultados come?am a aparecer em 48 horas.
  • A durabilidade ? de 3 a 8 meses. Em m?dia, 4 meses.
  • A perman?ncia do resultado varia de paciente para paciente, pois a for?a de contra??o da musculatura ? diferente.
  • Os resultados s?o muito satisfat?rios. Os pacientes, na maioria das vezes, se sentem mais felizes, com melhora da auto-estima, pois al?m da diminui??o das rugas, a face apresenta uma apar?ncia mais suave e harm?nica, com efeito de levantamento da express?o.


    Clique aqui e mande sua pergunta
    ou opini?o sobre este assunto

    Adriana Ritti e Maria Augusta Torres
    s?o m?dicas especialistas em Medicina Est?tica
    Saiba mais, clicando aqui