comida saud?vel

Por

Alimenta??o saud?vel Comer bem n?o significa parar de comer tudo o que se gosta, uma alimenta??o equilibrada garante bem estar e disposi??o para as atividades do dia-a-dia

Renata Solano
*Colabora??o
19/12/07

J? se sabe que uma alimenta??o equilibrada ? aquela que cont?m todos os nutrientes necess?rios para a manuten??o do organismo como prote?nas, lip?dios, carboidratos, vitaminas, minerais, ?gua e fibras. No entanto, n?o existe uma alimenta??o ?nica para todos os tipos de pessoas. Cada corpo precisa mais de um nutriente em detrimento de outro e, cada fun??o exercida com esse corpo consome de forma diferente cada um dos alimentos, por exemplo.

O ideal ? fazer as refei?es abrangendo pelo menos um alimento de cada grupo dos quais pode-se citar os energ?ticos (que fornecem energia), os construtores (auxiliam no crescimento) e os reguladores (que regulam o funcionamento do corpo).

Isso significa que o consumo de uma variedade de alimentos ? essencial para a obten??o do equil?brio de nutrientes indispens?veis para satisfazer as necessidades fisiol?gicas e psicol?gicas de um indiv?duo.

No entanto, existem pessoas que preferem seguir suas pr?prias normas esse ? o caso do propriet?rio de um restaurante vegetariano de Juiz de Fora, Eliezer Goebel Rodrigues.

Acostumado com a rotina na grande cidade de S?o Paulo, Eliezer somente comia alimentos r?pidos de preparar, como bife, por exemplo, ou at? mesmo em fast foods. "No entanto, aprendi que poderia substituir esse tipo de alimenta??o por produtos mais saud?veis para o organismo e que supriam os nutrientes oferecidos pela carne em si", conta.

Al?m do mais, existem religi?es que acreditam que comer carne ? um pecado, pois voc? pode comer a carne de um animal reencarnado com a alma de algum conhecido. No entanto, outras religi?es apenas indicam aos seus fi?is que diminuam o consumo de produtos como cigarro, bebidas alco?licas e carnes, para evitar a intoxica??o do organismo.

Eliezer ? fiel da Igreja Adventista e, portanto, acredita que a vida ? mais saud?vel quando se ingere produtos funcionais que oferecem aos organismos do corpo humano a oportunidade de trabalhar melhor.

O que melhorou com a nova alimenta??o

"O Omega 3, atualmente, tem sido muito indicado para pessoas que t?m problemas psicol?gicos como dist?rbio bipolar ou depress?o e, n?s que fazemos o uso de todos os variados produtos trabalhamos com a preven??o de problemas como gripe, resfriado e dist?rbios digestivos", esclarece Eliezer.

E, a possibilidade de comer um n?mero mais diversificado de produtos deixa Eliezer mais satisfeito. "Geralmente, as pessoas acham que o prato principal de um almo?o ? a carne, mas vemos que ela pode ser substitu?da igualmente por produtos que forne?am a prote?na, a vitamina B12 e o ferro. Dessa forma, tenho um leque de possibilidades e, ao inv?s de comer sempre o arroz e feij?o, posso lan?ar m?o de soja, lentilha, couve-flor, br?colis, e outros", comenta.

E, para a sobremesa, temos muitas formas de satisfazer o organismo com o doce, podemos comer gelatina a base de algas, salada de frutas, chantily a base de soja, bolo de mel, bolo de nozes, torta de frutas como ma??, entre outros.

"Comer alimentos saud?veis me deixa mais bem disposto para o trabalho, menos estressado, permite um sono mais tranq?ilo e restaurador, e me protege de problemas mais s?rios com a sa?de", acredita Eliezer.