Reajuste no preão dos medicamentos deve chegar ao consumidor até a metade de abril

Por

Segunda-feira, 31 de mar?o de 2008, atualizada ?s 17h39

Reajuste no pre?o dos medicamentos deve chegar ao consumidor at? a metade de abril



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo a assessoria da C?mara de Regula??o do Mercado de Medicamentos (Cmed), ligada ? Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa), o reajuste dos medicamentos s? vai chegar ?s prateleiras das farm?cias brasileiras entre os dias 10 e 15 de abril.

O aumento est? v?lido a partir desta segunda-feira, 31 de mar?o, mas o prazo para que a ind?stria farmac?utica entregue a planilha de reajuste vai at? 09 de abril. Assim, a Cmed vai reunir as informa?es e consolidar o aumento. O ?ndice m?dio de reajuste no pre?o dos medicamentos ? de 3,18%.

O aumento de 4,61%, 3,56% e 2,52%, foi definido de acordo com o n?vel de competi??o nos mercados a partir do grau de participa??o dos gen?ricos nas vendas, considerando tamb?m o ?ndice de Pre?os ao Consumidor Ampliado (IPCA), o fator de produtividade e a varia??o dos custos do setor. Segundo o Cmed, cerca de 20 mil medicamentos v?o ser atingidos pelo aumento. Os fitoter?picos e os homeop?ticos n?o v?o sofrer reajuste.

Em Juiz de Fora, as farm?cias j? se preparam para o aumento. O farmac?utico Henrique Lawall n?o sabia que a alta nos pre?os n?o aconteceria mais nesta segunda, como divulgado pela Cmed. "Estou fazendo pedidos e n?o sabia que havia mudado", diz.