Artigo
Agosto: m?s do economista
Uma reflex?o sobre a profiss?o


:::23/08/2005

Dia 13 de agosto foi o dia do economista. De acordo com o Conselho Federal de Economia, fizemos 54 anos de profiss?o devidamente regulamentada. Aproveito a oportunidade para fazermos uma reflex?o sobre a profiss?o. Percebemos uma falta de informa??o quanto ? atua??o do economista. Por diversas vezes, nos confundem com matem?ticos e contadores, com todo respeito ? profiss?o, mas h? necessidade de tal esclarecimento.

Para fins de estudo, divide-se a economia em: macroeconomia (agregados econ?micos de um pa?s, regi?o ou munic?pio, por exemplo) e microeconomia (relacionados ? empresas individuais). Assim, o economista poder? optar em trabalhar em qualquer uma dessas ?reas de estudo. Na macroeconomia, esse profissional se dedica ?s atividades e rela?es econ?micas e financeiras internacionais de um pa?s, de uma regi?o, de um munic?pio ou de uma comunidade. Trata da pol?tica econ?mica, de distribui??o de renda, gastos e investimentos p?blicos e relaciona a situa??o do mercado com a economia como um todo.

Na microeconomia, que diz respeito ao desenvolvimento e ? viabilidade da ind?stria e do com?rcio, o economista orienta o planejamento econ?mico e financeiro do neg?cio, controla gastos e custos e faz previs?es sobre os nichos do mercado.


Uma preocupa??o essencial do economista ? a gera??o de empregos, e esta atividade ele exerce auxiliando a forma??o, a manuten??o e a amplia??o do mercado de trabalho, tanto cuidando da massa de trabalhadores existente, quanto do crescimento populacional, das migra?es e da tecnologia poupadora ou n?o de m?o-de-obra bem como de toda a qualifica??o educacional e t?cnica que ela necessita.

O economista, em sua atua??o, deve sempre estar atento ao crescimento econ?mico que produza desenvolvimento e assim, que gere e distribua renda e riqueza, reduza a pobreza e assim, a mis?ria e a fome. Da mesma forma, o profissional economista est? sempre atento para a forma??o de trustes, cart?is ou dumping especialmente com as empresas multinacionais a fim de evitar as externalidades econ?micas negativas, em que os ricos progridam e os pobres empobre?am, ou que se transfira riqueza do pa?s para o exterior; e, por fim, estar sempre pensando em equil?brios, fluxos e estoques.

O mercado de trabalho para o economista ? bastante vasto. Por isso, a facilidade para se conquistar um espa?o no mercado de trabalho amplia-se. Inclui tudo o que integre planos, projetos, programas e an?lise econ?mico-financeira de investimentos e financiamentos de qualquer natureza; estudos, an?lises tanto microecon?micos ou macroecon?micos. Ainda, tudo o que diz respeito ? Economia e Finan?as, rendimentos e resultados econ?micos de empreendimentos e neg?cios em geral.

S?o tamb?m inerentes ao campo profissional do economista as atividades de auditoria interna e externa, em especial as auditorias de gest?o nos setores p?blico e privado. Assim, assuntos que dizem respeito ? viabilidade econ?mica de projetos, renda nacional, importa??o e exporta??o, balan?a comercial, balan?o de pagamentos, fixa??o de pre?os, custos e tarifas, mercados financeiros e de capitais, moeda e cr?dito, emprego e pol?tica salarial, custo de vida, etc., s?o da ?rea de atua??o do economista.

O economista pode exercer as suas atividades profissionais em empresas e em outras organiza?es privadas, assim como em empresas e ?rg?os p?blicos, municipais, estaduais ou federais, como, por exemplo, Secretarias de Fazenda e de Planejamento, Banco Central, Caixa Econ?mica Federal, Banco do Brasil, BNDES, dentre outros. Tamb?m pode optar pelo Ensino e Pesquisa, trabalhando tanto na doc?ncia, quanto em Institutos de Pesquisa, como o IBGE, o IPEA, a Embrapa, dentre outros in?meros exemplos.

Com o mercado de trabalho preocupado cada vez mais com a efici?ncia e a efic?cia, a profiss?o do economista ser? mais valorizada, tanto em termos de procura por profissionais quanto em termos salariais. E com esclarecimentos ? sociedade da profiss?o, em termos de atua??o, quanto de resultados gerados, o retorno em termos s?cio-econ?micos poder?o ser efetivados. E a sociedade agradece.

As dez mais
As forma?es mais procuradas pelo mercado As carreiras mais procuradas na USP (Fuvest 2004)
1? - Engenharia 1? - Medicina e Ci?ncias M?dicas
2? - Administra??o 2? - Direito
3? - Ci?ncias Cont?beis 3? - Engenharia, computa??o e matem?tica aplicada (Escola polit?cnica)
4? - Economia 4? - Letras
5? - Computa??o e inform?tica 5? - Administra??o
6? - Marketing 6? - Engenharia (S?o Carlos)
7? - Direito 7? - Hist?ria
8? - Comunica??o 8? - Publicidade e propaganda
9? - Qu?mica 9? - Ci?ncias Biol?gicas
10? - Medicina 10? - Jornalismo


Como est?o distribu?das as vagas
De acordo com levantamento da Mananger de setembro de 2002 a setembro de 2003

Engenharia 20%
Administra??o 12,5%
N?vel t?cnico 8%
Ci?ncias cont?beis 7,5%
Economia 3,4%
Computa??o e inform?tica 2,6%
Marketing 2,3%
Direito 2,1%
Comunica??o 1,1%
Qu?mica 1%
Medicina 0,9%
Outros 38,6%


M?rcia Medeiros Mota ? mestre
em Economia Aplicada pela UFV graduada
em Ci?ncias Econ?micas pela UFJF


Sobre quais temas (da ?rea de economia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A economista M?rcia Medeiros aguarda suas sugest?es no e-mail negocios_economia@acessa.com.