Ação no parque Halfeld alerta sobre a cardiopatia c?ngenita

Por

A??o no parque Halfeld alerta sobre a cardiopatia c?ngenita
Sexta-feira, 20 de junho de 2014, atualizada às 10h32

Ação no parque Halfeld alerta sobre a cardiopatia côngenita neste sábado

Uma ação de conscientização sobre a cardiopatia congênita será realizada no Parque Halfeld neste sábado, 21 de junho, das 9 às 13h. O evento oferecerá exames de prevenção da saúde cardiológica em crianças, além de ações de educação em saúde em referência ao Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita, lembrado no dia 12 de junho.

A cardiopatia congênita é caracterizada por qualquer anormalidade apresentada na estrutura ou funcionalidade do coração. Pode ser detectada nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê, ainda no ventre materno. Decorre de alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca e pode levar anos para se manifestar.

De acordo com a chefe do Ambulatório de Cardiologia Infantil do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), Sarah Guedes, as complicações desta doença podem levar à morte. Por isso, alerta sobre a importância dos procedimentos preventivos como única forma de evitar complicações cardiológicas tardias, detectadas em estágios avançados, quando as chances de eficácia nos tratamentos são menores.

Em Juiz de Fora, todos os hospitais em que se realizam partos, como Santa Casa de Misericórdia, Maternidade Therezinha de Jesus, Hospital Albert Sabin, Hospital Monte Sinai, HTO, o exame é feito em recém-nascidos. O teste do coraçãozinho consiste na realização de um conjunto de aferições executadas pelos profissionais médicos por intermédio do "oxímetro", aparelho que avalia as taxas de pulso, batimentos cardíacos e oxigenação sanguínea.

A ação é realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Saúde conta com o apoio do grupo Doutores do Amor e também com equipes do projeto Rua de Lazer da Secretaria de Esporte.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora