SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Segundo a nova pesquisa Datafolha, 53% dos eleitores acham que Simone Tebet (MDB) deveria apoiar no segundo turno o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como de fato o fez. Tebet teve 4,1% dos votos válidos no primeiro turno e ficou em terceiro lugar.

Outros 39% respondem que o apoio dela deveria ir para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela, no entanto, sempre deixou claro que jamais daria seu voto ao atual mandatário, o que deixava implícita a possibilidade de se juntar ao petista.

Para 3%, Tebet não deveria apoiar nenhum candidato no segund o turno. Outros 4% não sabem responder à pergunta.

Entre os que votaram em Tebet, 43% consideram que ela deveria apoiar Lula, e 36%, Bolsonaro. Outros 15% afirmam que não deveria endossar nenhum candidato; 6% não sabem.

O instituto também perguntou ao conjunto de entrevistados quem Ciro Gomes (PDT) deveria apoiar. Para 51%, seria Lula --caminho que ele adotou, seguindo decisão de seu partido. Outros 41% acreditam que ele deveria estar ao lado de Bolsonaro.

Uma parcela de 4% defende que o pedetista não deveria apoiar ninguém; também 4% não sabem.

Já entre eleitores de Ciro --presidenciável que fechou o primeiro turno com a quarta posição e 3% dos votos válidos--, a opinião de 44% é a de que o ex-ministro deveria apoiar Lula. Outros 40% defendem o endosso dele a Bolsonaro. Uma fatia de 10% acha que ele não deveria se associar a ninguém; 5% não sabem.

Realizado entre quarta-feira (5) e esta sexta (7), o levantamento tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando o índice de confiança de 95%. O instituto ouviu 2.884 eleitores em 179 municípios. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02012/2022.


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!