SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O coordenador da transição em São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), anunciou que o governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos) escolheu o bolsonarista Capitão Derrite (PL-SP), o presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o pastor Roberto de Lucena (Republicanos-SP) para ocuparem secretarias em São Paulo.
Derrite será secretário da Segurança, Kassab será titular da pasta de Governo e Lucena comandará o setor de Turismo.
Em entrevista nesta quarta-feira (30), Afif também anunciou Esper Kallas para o Instituto Butantan.
Lucena é pastor evangélico e integra a equipe de transição. Ele foi secretário estadual do Turismo entre 2015 e 2016, no governo Geraldo Alckmin (PSB).
Derrite é deputado federal e coordena o eixo temático de Segurança Pública e Administração Penitenciária.
Kassab, como adiantou a Folha de S.Paulo, deve ser o homem forte da gestão. Ele irá permanecer à frente do PSD.
Em 2018, ele havia sido indicado pelo então governador eleito João Doria (à época no PSDB) para chefiar a Casa Civil, mas às vésperas da posse foi alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava doações consideradas suspeitas da empresa JBS entre 2010 e 2016.
Kassab sempre negou quaisquer irregularidades, e, segundo ele, 80% dos procedimentos legais do caso já foram encerrados.
Nesta terça-feira (29), Tarcísio afirmou que iria criar duas secretarias que não existem hoje --da Mulher e de parcerias público-privadas-- e iria extinguir a pasta de Desenvolvimento Regional, que atualmente é comandada pelo PSDB.
Até agora, o governador eleito havia anunciado outros quatro futuros secretários --Renato Feder (Educação), Eleuses Paiva (Saúde), Arthur Lima (Casa Civil) e Natália Resende (Infraestrutura, Meio Ambiente e Transportes). Ele também confirmou que o presidente do PSD, Gilberto Kassab, será seu secretário de Governo.
VEJA LISTA DE SECRETÁRIOS DE TARCÍSIO
Gilberto Kassab - Governo
O ex-prefeito de São Paulo entre 2009 e 2012 é presidente do PSD, partido que acompanhou Tarcísio na chapa com o vice-governador eleito, Felicio Ramuth. Ele também foi ministro nos governos de Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) e se opôs a Bolsonaro na condução da pandemia de Covid-19.
Natalia Resende - Infraestrutura e Meio Ambiente
Procuradora federal e consultora jurídica no Ministério da Infraestrutura, onde trabalhou ao lado de Tarcísio de Freitas. Mestre e doutoranda em tecnologia ambiental e recursos hídricos pela Universidade de Brasília, com foco em regulação de infraestruturas de rede
Arthur Lima - Casa Civil
Aliado técnico de Tarcísio, trabalhou com ele no Ministério da Infraestrutura do governo de Jair Bolsonaro (PL) e foi diretor da Empresa de Planejamento e Logística da pasta do atual governador eleito.
Eleuses Paiva - Saúde
É médico e ex-presidente da AMB (Associação Médica Brasileira), além de ter sido deputado federal e vice-prefeito de São José do Rio Preto, no interior do estado. Com um perfil pró-vacina e pró-máscaras, atuou na campanha do governador eleito e colaborou com seu plano de governo.
Renato Feder - Educação
Nascido em São Paulo, é empresário da área de tecnologia e o atual secretário de Educação do Paraná, e conseguiu colocar as escolas estaduais paranaenses entre as com melhor desempenho na última edição do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!