Sexta-feira, 9 de abril de 2010, atualizada às 18h30

Juiz de Fora vacinou apenas 24.470 juizforanos contra a Gripe A

Aline Furtado
Repórter

A pouco mais de um mês do término da campanha de vacinação contra a Gripe A, que teve início no dia 8 de março, apenas 24.470 pessoas foram vacinadas em Juiz de Fora. Os dados, considerados baixos pela Secretaria de Saúde (SS), são referentes a até esta sexta-feira, 9 de abril.

A expectativa é de que 241.946 juizforanos recebam a dose da vacina contra a Influenza A (H1N1) até o dia 17 de maio, quando será vacinado o último grupo considerado prioritário pelo Ministério da Saúde (MS), adultos entre 30 e 39 anos.

Entre os trabalhadores da área de saúde, primeiro grupo a ser imunizado, foram vacinados, na cidade, 5.106 profissionais. Entre as gestantes, que poderão receber a dose da vacina até o final da campanha, 2.291 já foram imunizadas.

Com relação aos doentes crônicos, segundo grupo definido como prioritário pelo MS, 9.731 foram vacinados. Também no segundo grupo, 5.521 crianças entre seis meses e abaixo dos dois anos de idade receberam a dose em Juiz de Fora. Já entre os jovens de 20 a 29 anos, que começaram a ser vacinados no último dia 5 e podem ser imunizados até o dia 23 deste mês, apenas 1.821 do total de 92.432 esperados na cidade foram vacinados durante esta primeira semana.

Dia D

No próximo sábado, dia 10, todos os 36 mil postos de vacinação do país estarão abertos para imunizar adultos saudáveis de 20 a 29 anos, doentes crônicos com menos de 60 anos, gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos incompletos contra a gripe A.

Em Juiz de Fora, a vacinação ocorre entre 8h e 17h nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no Departamento de Saúde da Criança e Adolescente (DSCA), no PAM Andradas, no PAM Marechal, na Creche Manoel Honório, no Centro Cultural de Benfica e em dois shopping centers da cidade, que ficam na rua Jarbas de Lery Santos, 1.717, e na avenida Independência, 3.600.

Próximas etapas

A quarta fase de imunização, que vai coincidir com a Campanha de Vacinação dos Idosos contra a Influenza Sazonal, ou gripe comum, acontece entre os dias 24 de abril e 7 de maio, e vai vacinar idosos acima de 60 anos. A quinta etapa está marcada para o período compreendido entre os dias 10 e 17 de maio, quando serão imunizados adultos entre 30 e 39 anos.

Comercialização da vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última quinta-feira, dia 8, a venda da vacina contra a gripe A a clínicas particulares pelo laboratório Abbott, o único que conseguiu aprovação pela Agência. A previsão, segundo a assessoria da Anvisa, é que a comercialização tenha início na próxima semana e a dose é indicada a todas as pessoas, inclusive aquelas que não fazem parte dos grupos prioritários.

A vacina é diferente da usada pelo MS na campanha nacional. A dose adotada pelo governo é a monovalente, protegendo apenas contra a gripe suína. Já as clínicas terão doses trivalentes, que imunizam também contra dois vírus da gripe comum.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes