Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda

Por

Campanha Nacional de Vacina??o contra o Sarampo come?a na segunda
Sexta-feira, 4 de outubro de 2019, atualizada às 8h40

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa na segunda

Da redação

Começa na segunda-feira, 7 de outubro, em Juiz de Fora, a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo”. A vacina estará disponível nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), no Pronto Atendimento Médico (PAM-Marechal) e no Departamento de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente (DSMCA).

Neste ano, a campanha foi dividida em duas etapas, conforme orientação do Ministério da Saúde (MS). Dessa forma, de 4 a 25 de outubro, serão vacinadas crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses, 29 dias). Já a segunda fase, será realizada em novembro, entre os dias 18 e 30, e terá como público-alvo adultos com idade de 20 a 29 anos. No primeiro momento, o dia “D” será no sábado, 19 de outubro, e, no segundo, em 30 de novembro.

Este ano, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e do Ministério da Saúde, a vacinação será seletiva, ou seja, serão imunizadas pessoas que não tiverem as duas doses da vacina tríplice viral registradas no cartão vacinal. De acordo com o MS, estes dois públicos foram priorizados considerando que estão entre os mais acometidos pela doença nos casos registrados este ano.

Contraindicações da vacina

A vacina é contraindicada em registro de imunodeficiências congênitas ou adquiridas (clínica ou laboratorial grave), infecção pelo HIV em pessoas com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e pessoas com alergia grave aos componentes da fórmula.

Dose zero

Seguindo recomendação recente do Ministério da Saúde (MS), publicada em agosto deste ano, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Conforme orientação do MS, esta dose da vacina não é válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, com um ano deverá tomar a primeira dose, e com 15 meses a segunda, para que seja considerado imunizado.

Horário de funcionamento

Unidades Básicas de Saúde
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 10h30 e 13h30 às 16h

PAM Marechal
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 15h30

Departamento da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA)
Funcionamento: Segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 15h30