Segundo turno: candidata Margarida Salomão expõe propostas para Juiz de Fora 

Da Redação
24/10/2016

Faltando menos de uma semana para Juiz de Fora eleger o candidato (a) que irá governar a cidade nos próximos quatro anos, o Portal ACESSA.com entrevistou a deputada federal Margarida Salomão (PT), que obteve 59.506 mil votos no primeiro turno das eleições municipais. Confira.

Portal ACESSA.com - Quais seus projetos para a área do esporte?

Margarida Salomão - Para se pensar numa cidade melhor, mais saudável e mais feliz, é fundamental que políticas de esporte e lazer sejam centrais na gestão municipal. O orçamento previsto hoje para a Secretaria de Esportes é muito baixo, o que demonstra a pouca importância dada pela prefeitura do PMDB para o tema. Vamos revitalizar as praças nos bairros garantindo funcionários da prefeitura para a segurança e cuidado do local, com uma gestão compartilhada com a própria comunidade.  Ampliaremos o número de academias ao ar livre nos bairros de Juiz de Fora, garantindo que a população utilize, de forma orientada, esses equipamentos. Além disso, vamos apoiar projetos já existentes na cidade, desenvolvidos por lideranças comunitárias e ex-atletas, que cumprem um papel fundamental nos bairros, sem qualquer tipo de apoio da prefeitura.
    
Portal ACESSA.com - Quais seus projetos para a cultura de Juiz de Fora?

Margarida Salomão - Juiz de Fora é rica em artistas e produtores, mas não são valorizados pela prefeitura. Nós iremos desburocratizar a lei Murilo Mendes, criando inclusive uma política consistente de distribuição de seus produtos. A atual gestão cortou em 30% as verbas para essa lei. Vamos aumentar os recursos destinados a essa lei e aumentar a participação da sociedade na gestão cultural da cidade.  Além disso, vamos valorizar projetos e expressões culturais desenvolvidos nos bairros da cidade. Criaremos um programa de fomento à cultura da periferia, garantindo condições para que esses grupos e artistas possam produzir sua própria arte, de forma autônoma e sustentável.   

Portal ACESSA.com - Quais são suas propostas para resolver o impasse da Amac?

Margarida Salomão - O trabalho da AMAC é fundamental. Não apenas nas creches, mas na promoção da cidadania de um modo gera. Há, entretanto, uma pendência política em relação ao contrato com os funcionários, que acho fundamental e urgente buscar uma solução. Como deputada, já atuo para solucionar esse problema. Como prefeita, vou trabalhar no máximo da minha capacidade para resolver essa situação jurídica e para que os funcionários continuem a exercer esse trabalho tão bonito e importante para a cidade.

Portal ACESSA.com - Como pretende trabalhar na sua gestão, caso eleito, com as ações afirmativas?

Margarida Salomão - No nosso plano de governo os direitos humanos têm um espaço de destaque. Acreditamos que populações historicamente marginalizadas precisam ser tratadas com prioridade pela gestão municipal. Dessa forma, mulheres, negros, crianças e adolescentes, LGBTTI, pessoas com deficiência, moradores de rua, idosos, terão vez e voz para conversar com a prefeitura e definir políticas específicas para cada segmento. Nossa gestão será pautada pela participação popular em que todos os segmentos participarão da gestão da cidade.    

Portal ACESSA.com - Caso aprovada, como a PEC 241 vai influenciar nos gastos da Prefeitura de Juiz de Fora?

Margarida Salomão - Certamente o modelo “obrista” não se sustentará no próximo período. Os próximos quatro anos exigirão da prefeitura criatividade e inovação na gestão. Eu fui reitora num período muito difícil para o país, em que o repasse de recursos do governo federal era muito limitado. Mesmo assim, conseguimos fazer uma boa gestão, otimizando os recursos disponíveis e elegendo prioridades. É com essa experiência que faremos a gestão dos próximos quatro anos. Com menos obras, mas com medidas que impactarão diretamente na qualidade da vida da população. O que presenciamos hoje é que, apesar das obras apresentadas pelo candidato do PMDB, a vida das pessoas não melhorou. Vamos trabalhar para que, com medidas simples, mas inovadoras e criativas, a população tenha uma cidade melhor, uma feliz cidade.

A falta de apoio dos candidatos que concorreram no primeiro turno faz diferença no resultado das eleições municipais?

Margarida Salomão - Vale ressaltar que os outros candidatos do primeiro turno não declaram apoio nem para mim nem para o representante do PMDB/PSDB. O grande fato é que apenas 26 % da população votou pela manutenção da atual gestão. Três em cada quatro pessoas ou se abstiveram do processo, através de abstenção, votos brancos e nulos, ou optaram por outros candidatos. Esse é um dado importante e que mostra a vontade da cidade de mudar. É com esses eleitores que estamos conversando e mostrando que a nossa proposta representa a mudança que a cidade deseja.

Considerações finais

Juiz de Fora vive na mesmice há anos. Precisamos tirar essa cidade da depressão. Queremos construir uma cidade em que todos e todas tenham vez e voz na Prefeitura. Com participação popular e coragem para inovar é possível resolver problemas que aparentam não ter solução, como o caos na saúde pública ou o verdadeiro genocídio dos jovens na periferia.

Nós queremos que todos tenham o mesmo direito à cidade. Juiz de Fora não tem dono. Ela pertence ao povo. A prefeitura deve governar de acordo com a vontade do povo. É isso que propomos para que a cidade realmente possa ser de todos nós.

ACESSA.com - Segundo turno: candidata Margarida Salom?o exp?e propostas para Juiz de Fora