Quinta-feira, 10 de setembro de 2015, atualizada às 16h32

Chá de hibisco ajuda na perda de peso, mas não atua sozinho

Lucas Soares
Repórter

O chá de hibisco, feito através da planta Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil, é bastante comum no país e vem se tornando um "queridinho" na busca pela perda de peso já há algum tempo, devido a composição química da planta. A bebida, no entanto, não é indicada para todas as pessoas e não atua sozinha no organismo.

A nutricionista clínica funcional, Marileia Ragone, explica que o chá "tem propriedades antioxidantes, é rico em vitamina C, auxilia na diminuição do colesterol ruim e da pressão arterial, diminuindo com isso os riscos de doenças cardíacas, infecções de bexiga e constipação intestinal. Ele ajuda na perda de peso pois tem o poder de quebrar amido (carboidrato)", conta.

De acordo com a profissional, o chá de hibisco não é indicado para quem não faz tratamentos para perda de peso. "Ele é indicado quando o paciente faz uma reeducação alimentar, uma atividade física, tem uma boa hidratação. O chá não faz milagres, apenas ajuda no processo de emagrecer. Por isso, é contraindicado quando o paciente não faz nada para a perda de peso e/ou quando toma-se medicamentos para a pressão, pois pode ocorrer uma hipotensão (queda de pressão)", avisa. A nutricionista lembra que os chás não necessitam de prescrição para serem tomados, mas orienta que o uso seja acompanhado por um profissional. "Pode-se tomar até cinco xícaras por dia, essa é a orientação. Mas é bom que se tenha um acompanhamento de um profissional", garante.

Marilene revela que é as informações que circulam na rede de que é possível perder quatro quilos em quinze dias, apenas com uso da bebida, são inverídicas. "É um mito. Se o paciente só faz uso do chá, mas não tem uma reeducação alimentar, não faz exercícios, seria um milagre e não existiria obesidade no mundo", afirma.

Por fim, a profissional ensina como o chá deve ser preparado. "São duas colheres de sopa das folhas de hibisco para dois litros de água. Primeiro ferve-se a água e depois acrescenta as folhas por infusão, durante dez minutos. Não se deve adoçar a bebida com nenhum tipo de adoçante ou açúcar, pois isso tira o princípio ativo da planta", conclui.

ACESSA.com - Ch? de hibisco ajuda na perda de peso, mas n?o atua sozinho