• Assinantes
  • Autenticação
  • Política
    Segunda-feira, 8 de outubro de 2018, atualizada às 09h58

    Juiz de Fora elege quatro deputados federais

    Da redação

    Juiz de Fora elegeu quatro políticos para a Câmara dos Deputados. Caso o cenário atual seja mantido, a cidade amplia a bancada em Brasília, de três para quatro deputados federais.

    Os candidatos reeleitos são os deputados federais Júlio Delgado (PSB) (58.413 votos) e Margarida Salomão (PT) (89.378 votos). Já as novidades nesta eleição é o vereador Charlles Evangelista (PSL) (51.626 votos) e o atual deputado estadual Lafayette Andrada (PRB) (103.090 votos). Quem deixa a Câmara no próximo ano é o Marcus Pestana (PSDB), caso não assuma como suplente.

    Cenário Nacional

    O PT e o PSL despontaram das urnas neste domingo, 7 de outubro, com as maiores bancadas para a Câmara dos Deputados dos próximos quatro anos. Veja a lista dos eleitos em Minas Gerais.

    O PT, que em 2014 elegeu 69 deputados, continua com uma grande bancada, mas perdeu representação ficando com 56 deputados. O maior crescimento foi do PSL, que saiu de 1 deputado eleito em 2014 para 52.

    O MDB, que hoje ocupa a presidência da República com Michel Temer, perdeu quase a metade do espaço que tinha em 2014, quando elegeu 65 deputados. A bancada tem até agora 34 parlamentares.

    O Partido Novo, que estreou nas eleições de 2018, conseguiu 8 deputados. A nova Câmara continua marcada pela fragmentação partidária. São 30 legendas com representação no Parlamento.

    O tamanho das bancadas é fundamental na atuação parlamentar. O maior partido ou bloco tem peso na escolha dos cargos mais importantes da Casa, como a presidência da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça.

    Até fevereiro de 2019, quando os deputados tomam posse, os partidos ainda possam se aliar em blocos para ajustar a atuação parlamentar de acordo com o resultado da eleição para presidente da República.

    Renovação

    A renovação foi alta em alguns estados. No Mato Grosso e no Distrito Federal, apenas uma das oito cadeiras é de deputados reeleitos. Erika Kokay (PT) foi reeleita pelo DF e Carlos Bezerra (MDB) pelo MT. Os demais são novatos na Câmara dos Deputados.

    O Piauí, por outro lado, reelegeu sete dos dez deputados federais de sua bancada. O Rio Grande do SuL também optou por reeleger a maior parte da bancada: 19 foram reeleitos e 12 são novatos.

    Veteranos e novatos

    A composição da Câmara traz novatos como o ator Alexandre Frota (PSL-SP) e a jornalista Joice Hasselmann (PSL-SP). Há vários novatos ligados à área de segurança, caso Policial Katia Sastre (PR-SP), que ganhou fama nacional após abordar um assaltante em frente a uma escola.

    A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) é a veterana da próxima composição da Câmara. A parlamentar, que tem 84 anos, vai iniciar o sexto mandato consecutivo. Outro veterano é o deputado Átila Lira (PSB-PI), 71 anos, que vai iniciar o oitavo mandato como deputado, sendo o sexto consecutivo.

    Justiça Eleitoral

    Os resultados finais deste domingo poderão ser alterados em decorrência de eventuais recursos decididos pela Justiça Eleitoral. O Judiciário analisa ações sobre abuso do poder econômico e político nas eleições, cumprimento de critérios para assumir o cargo, e o atendimento dos requisitos da Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10). 


    Com informações de Agência Câmara Notícias

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.