GIOVANNA GALVANI E CAÍQUE ALENCAR
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

Pesquisa do Ipec, divulgada nesta quinta-feira (21) e contratada pela Rio Indústria, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto entre os eleitores do Rio de Janeiro na pesquisa estimulada -quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos.
O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, registrou 34%. Apesar de paulista, Bolsonaro tem o Rio como seu reduto eleitoral. Foi pelo estado que ele se elegeu sete vezes deputado federal.
Na sequência aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 6%; a senadora Simone Tebet (MDB), 2%; e o deputado federal André Janones (Avante), o empresário Pablo Marçal (Pros) e a sindicalista Vera Lucia (PSTU), com 1% cada.
O ex-deputado José Maria Eymael (DC), o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e a professora Sofia Manzano (PCB) não atingiram 1% dos votos.

Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, todos os nomes, com exceção de Lula e Bolsonaro, estão tecnicamente empatados.
Não é possível comparar a sondagem desta quinta com a última rodada, realizada em maio, já que foi removido o nome do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB). O tucano deixou a corrida presidencial no final de maio após ficar isolado no PSDB.

Em maio, Lula tinha 46% dos votos entre os eleitores do Rio de Janeiro, e Bolsonaro, 31%.
A pesquisa ouviu presencialmente 1.008 pessoas entre os dias 15 e 21 de julho. O nível de confiança do levantamento, segundo o instituto, é de 95% e o custo foi de R$ 88.000. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é RJ-08610/2022.



Veja o resultado do cenário testado para 1º turno:

Lula (PT): 41%
Jair Bolsonaro (PL): 34%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 2%
André Janones (Avante): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Vera Lucia (PSTU): 1%
José Maria Eymael (DC): 0%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Branco/nulo: 10%
Não sabe/não respondeu: 4%

Pesquisa Espontânea

Na pesquisa espontânea -quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de pré-candidatos-, Lula aparece com 30% das intenções do eleitorado fluminense. Bolsonaro registrou 30%


Segundo Turno

Na simulação de segundo turno entre o petista e o atual mandatário, Lula ficou com 47% dos votos, e Bolsonaro, 39%.
Lula (PT): 47%
Jair Bolsonaro (PL): 39%
Branco/nulo: 12%
Não sabem/preferem não opinar: 2%

Sobre o Insituto

O Ipec foi fundado em fevereiro de 2021 por ex-executivos do Ibope, que encerrou suas atividades em janeiro por conta do fim de um acordo de licenciamento da marca após 79 anos. O Ipec aborda entrevistados em suas casas, localizadas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

ACESSA.com - Lula tem 41% dos votos entre eleitores do Rio, segundo Ipec