Sorverte com sabores ex?ticos

Por

Sorvete com sabores ex?ticos Jil?, tapioca com leite condensado, p?talas de rosa, queijo s?o ingredientes de sorvetes que surpreendem

S?lvia Zoche
Subeditora
15/03/2008

Chocolate, morango, creme s?o sabores de sorvete cl?ssicos, mas que j? disputam a vez com outros inusitados. J? pensou em provar um sorvete de tapioca com leite condensando, ou de queijo com goiabada?

E que tal agu?ar o paladar com sorvete de jil?? N?o adianta fazer careta antes de experimentar e quem prova adora e pede mais, segundo um dos s?cios de uma sorveteria de Juiz de Fora, Marcelo Soares Assis.

Ele conta que s?o mais de 40 sabores e est?o sempre ? procura de novidades para atrair o cliente, inclusive em dias mais frios. "Quando a gente chegou aqui, em 92, os juizforanos n?o sa?am para tomar sorvete, agora a id?ia est? mudando".

N?o ? ? toa que para driblar as intemp?ries clim?ticas do ver?o, abalado por frentes frias, eles usam a t?tica de vender lanches e no inverno, montarem barraquinhas com comidas t?picas de festa junina.

E foi atrav?s da observa??o de um produto que os clientes mais gostam na festa junina que surgiu mais um novo sabor na sorveteria. "A gente viu que o bolo de tapioca com leite condensado era muito procurado. Por isso, resolvemos fazer o sorvete". E foi por conta da festa junina que outro sorvete fez sucesso e ? pedido at? hoje: sorvete de canjica.

Mas da id?ia at? a concretiza??o do novo produto, Marcelo diz que h? muita pesquisa e teste. Um dos passos do experimento ? fazer um doce que seja gostoso. "S? quando chegamos a um sabor ideal ? que chega ao p?blico final", comenta. O de jil?, por exemplo, passou por um teste de seis meses e foi lan?ado em dezembro de 2007 e deve ficar at? o pr?ximo ver?o. "J? estamos em teste com um novo sabor", diz Marcelo, que n?o revela o ingrediente principal da pr?xima inven??o.

As inven?es v?m da mente do propriet?rio da sorveteria, Jos? Soares, pai de Marcelo, que conta que tudo come?ou quando o pai morava no Rio de Janeiro e possu?a uma bar. "Do lado, tinha uma sorveteria que ia fechar e meu pai resolveu comprar". A identifica??o com o novo neg?cio foi imediata e Soares come?ou a fazer v?rios cursos para entender sobre o empreendimento. Isso j? faz cerca de 35 anos, pelos c?lculos de Marcelo, que entrou para a empresa h? uns oito anos.

O primeiro sorvete ex?tico preparado por Soares, segundo Marcelo, foi o de p?talas de rosa, que fez muito sucesso, mas j? n?o est? mais entre as op?es da sorveteria. "A gente troca os sabores ex?ticos, para n?o saturar e atrair os clientes com novos sabores", diz Marcelo.

Marcelo confessa que os clientes ficam desconfiados com as novidades, mas Marcelo garante que ? s? tirar uma "provinha" do sorvete ex?tico para cair no gosto de todos. "Teve um senhor que levou um pote de sorvete de jil? para o trabalho e depois que todo mundo comeu, ele falou qual era o sabor. Se n?o fossem os peda?os do jil?, eles n?o iam acreditar". Para quem n?o gosta de se atrever em um mundo desconhecido, pode come?ar mais devagar, com frutas como cupua?u, graviola e a?a?. Assim, o paladar vai se acostumando com as novidades.

Para finalizar e dar ainda mais sabor, qual self service de sorvetes n?o tem guloseimas e caldas mais diversas para incrementar o paladar? Calda de morango, chocolate, chantilly, leite condensado, tutti frutti, balas de goma, castanhas, granulados... Tudo para deixar o que j? ? gostoso, ainda mais colorido e atraente.


Acesse as receitas do S? Sabor!
Clique aqui e cadastre suas receitas.