Terça-feira, 21 de agosto de 2012, atualizada às 19h30

Candidatos à PJF estreiam no horário político nesta quarta. ACESSA.com vai apresentar análise semanal da propaganda

Andréa Moreira
Repórter
Horário Eleitoral Gratuito

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa a ser veiculada nesta terça-feira, 21 de agosto. O primeiro dia será para os vereadores apresentarem suas propostas, seguindo o calendário elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reservou as terças, quintas-feiras e sábados para os vereadores. Já nas segundas, quartas e sextas-feiras o horário será para os candidatos a prefeito e vice-prefeito.

Como parte integrante do Caderno de Eleições 2012 do Portal ACESSA.com, semanalmente haverá uma análise dos cientistas políticos Paulo Roberto Figueira Leal e Vinícius Werneck Barbosa Diniz. As observações serão apresentadas todas as quintas-feiras em forma de artigo, como explica o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Paulo Roberto Figueira Leal. "Vamos identificar as estratégias que os partidos fazem durante o horário eleitoral e em cima disso realizar uma análise deste tempo", diz.

Em Juiz de Fora, a coligação Juiz de Fora Unida formada pelo Partido Popular Socialista (PPS) e pelo Partido Republicano (PR) terá o maior tempo, com cinco minutos e 32 segundos. O Partido dos Trabalhadores (PT) terá quatro minutos e um segundo, seguido pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 38 segundos.

De acordo com a assessoria do TSE a propaganda no rádio será veiculada das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30; já na televisão o horário será das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. A assessoria informa também que de acordo com a Resolução do TSE nº23.370, a propaganda eleitoral gratuita na televisão deve utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legenda. Esses mecanismos devem constar obrigatoriamente da mídia entregue por partidos e coligações às emissoras de TV.

O horário eleitoral termina no dia 4 de outubro. Caso haja segundo turmo em Juiz de Fora, a data limite para o início da propaganda eleitoral gratuita é o dia 13 de outubro. Neste caso, a propaganda gratuita segue até o dia 26 daquele mês. O segundo turno das eleições municipais ocorre no dia 28 de outubro.

ACESSA.com - Candidatos ? PJF estreiam no hor?rio pol?tico nesta quarta