Como comprar um computador

Por

O primeiro PC a gente nunca esquece
Dicas para quem vai comprar um computador

Deborah Moratori
02/01/03

Voc? decide comprar um computador. Vai at? a loja, procura um vendedor e sai com a sensa??o de que deve ser mais f?cil investir na bolsa de valores. Ou ent?o com a sensa??o de que sua boa e velha m?quina de escrever ainda vai lhe servir por anos e anos, certo? N?o se desespere, voc? n?o est? s?.

O n?mero de pessoas (como voc?) que fica com aquela cara de quem n?o est? entendendo nada e, de um em um minuto, balan?a a cabe?a num gesto positivo diante do vendedor, na primeira vez que entra numa loja, ? enorme.

Sopa de letrinhas
Winchester? XP? Mem?ria RAM? Modem? Processador? Onboard? Placa de v?deo... E voc? pensa, meu Deus, do que ? que ele est? falando? Se essa ? sua rea??o, n?o se preocupe: voc? ? perfeitamente normal, mais um entre tantos nas estat?sticas dos marinheiros de primeira viagem quando o assunto ? comprar um computador.


Comprar um microcomputador, PC (personal computer) ou, apenas, um computador - seja o primeiro ou n?o - ? uma tarefa, digamos, complicada, principalmente para usu?rios menos experientes. Al?m de tentar entender a sopa de letrinhas que constitui a configura??o da m?quina (MHz, HD, Gb e outras siglas), o comprador deve estar atento a v?rios detalhes.

Aten??o redobrada
Das marcas e lojas e mesmo aos vendedores ? preciso prestar aten??o para n?o cair em armadilhas como gastar uma fortuna na compra de um computador ultra-sofisticado se o seu objetivo ? residencial - pesquisa na Internet, confec??o dos trabalhos escolares dos filhos, leitura de e-mails.

Por isso, desconfie se o vendedor come?ar a proclamar um discurso intermin?vel e inintelig?vel cujas ?nicas express?es que voc? entende s?o as in?meras vantagens que um determinado computador oferece. Antes desse bla-bla-bl?, a primeira quest?o deve ser sempre: o computador que eu quero ? para uso dom?stico ou comercial?

Do que voc? precisa?
O supervisor de vendas, Francisco Xavier Fernandes, diz que a grande maioria dos consumidores que chegam ?s lojas para comprar uma m?quina n?o t?m em mente a quantidade e a variedade de pe?as que comp?em um computador. "A partir do momento que o cliente explica para que ele precisa do computador, a gente pode oferecer um ou outro or?amento mais simples ou mais moderno".

No or?amento, de acordo com Xavier, v?m especificadas as pe?as que v?o compor a m?quina, com a marca, pre?o e tecnologia de que disp?em. "De qualquer forma, quando a d?vida persiste, o que ? muito comum, a gente aconselha o cliente a procurar uma pessoa de confian?a e que entenda de computador. A gente oferece as op?es e o consumidor decide conforme suas necessidades".

Como se n?o bastasse, ? preciso ainda observar uma s?rie de outros itens:

Verifique a proced?ncia da loja

Pesquise os pre?os praticados pelo mercado. Nem sempre as grandes lojas t?m as melhores ofertas

Certifique-se da origem do produto. D? prefer?ncia ?s marcas mais conhecidas que oferecem garantia e que t?m assist?ncia t?cnica f?cil

Na hora da compra, exija um or?amento detalhado de todos os componentes: tipo, marca, modelo de v?deo e at? tipo de mem?ria

Aten??o ao prazo de entrega. A data deve estar claro no contrato de compra e venda

Exija nota fiscal e garantia

Confira o material assim que ele for entregue

Outros detalhes tamb?m s?o importantes como a loja oferecer suporte t?cnico p?s-venda no caso de d?vidas ou defeitos no equipamento. Al?m disso, uma garantia m?nima de um ano para os produtos evita gastos posteriores com consertos ou trocas de pe?as. E, na hora de decidir a forma de pagamento, fuja dos juros altos embutidos em longos prazos de financiamento.

E n?o se esque?a de que, daqui a aproximadamente dois anos, sua m?quina vai estar desatualizada e ser? preciso come?ar tudo de novo...