Terça-feira, 25 de setembro de 2012, atualizada às 17h50

Inserção de dados nas urnas eletrônicas para as eleições de 2012 já está sendo feita

Andréa Moreira
Repórter
Urna Eleitoral

Até este sábado, 29 de setembro, as urnas eleitorais de Juiz de Fora estarão com todos os dados inseridos para que aconteçam as eleições municipais do dia 7 de outubro. O trabalho, que começou na última segunda-feira, 24, inclui a inserção dos dados e fotos dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e de vereador, além da colocação das informações dos eleitores de cada uma das 1.115 seções eleitorais do município. "Neste período, também haverá o procedimento de carga de software e lacração das urnas eletrônicas," destaca o chefe de cartório do TRE-MG de Juiz de Fora, Gilter André da Silva.

No total, serão utilizadas 1.250 urnas em Juiz de Fora, Belmiro Braga, Chácara e Coronel Pacheco, além das chamadas urnas de contingência, as quais são utilizadas em substituição àquelas que apresentam algum problema.

De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), a preparação das urnas está sendo realizado nos 333 cartórios eleitorais do interior e mais o da capital do Estado, com acompanhamento dos juízes e promotores eleitorais e dos fiscais de partidos interessados. Após receber a carga, as urnas de cada seção são lacradas. Toda a operação é acompanhada por representantes dos partidos políticos.

Substituição de candidatos

A assessoria do TRE-MG informa que não haverá mais substituição para os candidatos ao cargo de vereador, pois o prazo encerrou no dia 6 de agosto. Já os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito podem ser substituídos até 24 horas antes da eleição, como estabelece a legislação, desde que o pedido de substituição seja feito até dez dias anteriores ao fato que deu origem à substituição, que pode ser renúncia, falecimento ou indeferimento.

Entretanto, o novo candidato a cargo de prefeito ou vice concorrerá com o nome e o número do substituído, não havendo, portanto, mais alteração na urna. "Em Juiz de Fora, dois vereadores e um candidato a prefeito e a vice-prefeito estão com as candidaturas impugnadas. Porém, existe um recurso junto ao TRE-MG. Então, o nome e número destes candidatos constam nas urnas, mas caso o TRE julgue a candidatura deles improcedente, cabe ao Tribunal estabelecer o que será feito com os votos destes candidatos," explica Silva.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Inser??o de dados nas urnas eletr?nicas j? est? sendo feita