Juiz de Fora - MG

Câmara Mirim apresenta projetos para o ano de 2013

O novo projeto vai contemplar 150 alunos oriundos de dez escolas públicas e privadas,  visando a aproximação dos adolescentes com a política

Cintia Charlene
*Colaboração
4/4/2013
camara

A Câmara Municipal de Juiz de Fora, por meio do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), apresentou na tarde desta quinta-feira, 4 de abril, as propostas de trabalho para o ano de 2013 da Câmara de Vereadores Mirins. O projeto está em sua quarta edição e visa o diálogo com a sociedade civil, representada pelos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental das redes pública e privada do municipio,  a fim de estimular a promoção da cultura democrática e a participação cidadã.

De acordo com um dos coordenadores do projeto, Sérgio Lopes Loures, o objetivo é promover a partipação política dos adolescentes por meio de temas que tenham relevância para sociedade, respeitando os princípios da democracia. ''É um exercício prático que proporciona aos jovens, por meio dessa aproximação com a política, destruir esteriótipos do tipo 'todo político é corrupto', entre outros, fornecendo a eles condições para que, de posse do conhecimento, possam argumentar e defender seus pontos de vista e até mesmo o desenvolvimento de sua oratória'', destaca Loures.

Segundo o orientador educacional do Instituto Estadual de Educação (Escola Normal), Marcos Antônio do Amaral, que participa pela segunda vez, a participação dos alunos no projeto contribui para a formação da consciência, permitindo que eles exerçam sua cidadania. ''É uma oportunidade que esses jovens têm de serem protagonistas, de terem voz e discutirem os problemas da cidade.''

Das 16 escolas que estiveram presentes no encontro, dez serão escolhidas mediante sorteio na próxima terça-feira, dia 9, data em que serão apresentados temas por cada representante de escola. Os temas serão votados, a fim de que apenas um seja definido e, posteriormente, trabalhado por todas as instituições. As atividades serão desenvolvidas dentro das escolas em um espaço pré-determinado.

A coordenadora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Olívia Paiva Fernandes, aproveitou a oportunidade para saber mais sobre o projeto. ''Vim conhecer e percebi que a iniciativa é motivadora. Além disso, permite aos alunos conhecerem os espaços da cidade. Muitos, tenho certeza, nunca entraram na Câmara. A iniciativa promove uma aproximação do poder público com a escola.''

Projeto

Serão duas etapas. Na primeira, os alunos receberão a visita de uma equipe da Câmara, responsável por explicar como funcionam as atividades desenvolvidas no espaço. Além disso, serão convidados a visitarem o espaço do Legislativo. O grupo de alunos tem como tarefa se reunir e promover discussões, mediante a orientação de um professor, sobre temas relevantes para a sociedade que poderão ser levados para o Plenário. Cada escola tem direito a escolher e apresentar um tema, que será colocado em votação. Posteriormente, cada grupo escolherá dois representantes que participarão da segunda fase da CVM. Ao todo, serão 20 alunos oriundos das dez escolas selecionadas.

Na segunda parte do projeto, serão realizados os grupos de trabalho, que irão ocorrer em uma das escolas partipantes, e a Plenária Final. Nos grupos de trabalho, os 20 estudantes selecionados serão divididos por subtemas, momento em que serão discutidas as propostas encaminhadas por todas as escolas e priorizadas aquelas que serão levadas para a Plenária Final. Nesta, as propostas priorizadas em cada um dos subtemas serão debatidas e as escolhidas farão parte do documento final da CVM, que será encaminhado à Comissão de Participação Popular e de Legislação Participativa por meio da Mesa Diretora da CMJF. ''Dependendo da proposta e da relevância para a sociedade, o resultado pode até virar um projeto de lei'', comenta o coordenador do projeto. As atividades serão encerradas com uma cerimônia, que contará com a entrega de certificados a todos os participantes do projeto.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.