Vida Saud?vel

Por

Quinta-feira, 18 de outubro de 2007, atualizada ?s 17h45

Mulheres procuram por cirurgia pl?stica durante todo o ano em JF


Priscila Magalh?es
Rep?rter

J? foi o tempo em que as juizforanas procuravam as cl?nicas especializadas de cirurgia pl?stica durante o inverno. Segundo o titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pl?stica, Mar?lho Tadeu Dornelas, o n?mero de procedimentos cresceu nas outras ?pocas do ano.

"Antigamente, a procura era sazonal e o inverno era a ?poca de maior concentra??o. As pessoas faziam a cirurgia durante a esta??o mais fria para aproveitar o sol no ver?o. Agora, temos a mesma quantidade durante o ano todo. Isso se deve ? cultura de informar a popula??o sobre os malef?cios de tomar sol. Hoje, ningu?m toma tanto sol como antigamente", explica.

E se a ?poca de entrar na sala de cirurgia mudou, o perfil de quem se submete a ela, tamb?m. H? algum tempo, as mulheres mais velhas faziam mais, para o rejuvenescimento. "O p?blico maior era de mulheres com mais de 50 anos. Atualmente, vemos que as mulheres est?o mais preocupadas em se manter bem, ent?o elas fazem por profilaxia e mais cedo, por volta dos 30 anos".

Outra mudan?a no perfil se deve ? entrada dos homens neste mercado. "Eles procuram mais do que antes, mas as mulheres ainda s?o o grande p?blico. Geralmente elas procuram mais pela lipoaspira??o e pelo implante de pr?tese na mama. J? os homens querem mudar a p?lpebra, o nariz, fazer lipoaspira??o e implante de cabelo".

O m?dico diz que n?o existe uma idade ideal para fazer pl?stica, mas faz um alerta. "? bom que a mulher j? tenha tido filhos, esteja mais madura e segura da decis?o. ? um procedimento cir?rgico e muitas coisas n?o t?m volta. ? preciso ter cuidado.".

Segundo Mar?lho, n?o existe uma grande procura por pl?sticas pelos adolescentes, na cidade. "Geralmente, eles modificam o que provoca algum constrangimento e limita??o da vida social. As orelhas de abano e a hipertrofia mam?ria s?o os que mais incomodam".